Frame do filme 'Semana', da W/ para a revista Época, é um dos destaques brasileiros

 

Uma das mais respeitadas instituições na construção de rankings e listagens de premiações e destaques da indústria da comunicação publicitária, o Gunn Report apresenta nesta semana um novo levantamento, focado na América Latina. Para sua concepção, a operação convidou o argentino Pablo del Campo, atual diretor de criação global para a rede Saatchi & Saatchi, para listar os comerciais de maior relevância criativa na região nos últimos 24 anos.

A lista de del Campo contém 51 filmes, exibidos entre 1990 e 2013. Argentina e Brasil apresentam liderança absoluta, com maior representatividade dos hermanos: são 30 representantes argentinos contra 17 brasileiros. México, com dois; e Chile e Peru, com um cada, completam a lista.

Pablo del Campo é o responsável pela listaSobre a hegemonia argentina, del Campo se defendeu de forma espirituosa: “Fiquei desconfortável quando percebi que a maioria dos melhores filmes da região eram do meu país. Mas então pensei: se Marcello Serpa fosse convidado para elencar os melhores trabalhos de mídia impressa da região, definitivamente, uns 80% seriam do Brasil. E estaria tudo bem”, comentou em sua apresentação do site do Gunn Report.

Outra análise relevante diante dos números e representantes é o avanço do mercado argentino e a escassez do brasileiro na produção de grandes comerciais criativos nos últimos 10 anos. De 1990 a 2002, o Brasil aparece com 10 trabalhos na lista de del Campo, contra apenas nove da Argentina. De 2004 até 2013, porém, o país colocou apenas sete representantes na listagem, contra 21 da nação vizinha.

Numa visão geral das peças selecionadas, del Campo analisa: “Há um pouco de tudo – e isso reflete diferentes momentos da América Latina. A região trabalhando com pequenas ideias, usadas de forma local e que redes e anunciantes aproveitam posteriormente em outros mercados; trabalhos com ideias e produção mais ambiciosos, aproveitados de forma mais ampla na região; e agências criando campanhas que não são usadas na região (e em alguns casos para clientes que nem existem por aqui). O mundo mudou. E inevitavelmente, a América Latina também”, avaliou.

Brasileiros

Não há um destaque absoluto entre as agências brasileiras com trabalhos lembrados por del Campo na lista. A empresa que mais aparece é a DM9DDB, com quatro, porém, outras três agências aparecem logo em seguida, com três filmes cada: AlmapBBDO, F/Nazca S&S e W/Brasil – hoje WMcCann, após se unir à operação nacional da McCann Erickson em 2010. Completam a lista DPZ, Loducca, Y&R e a Norton – hoje Publicis Brasil –, com um cada.

A listagem ficará disponível no www.gunnreport.com durante três semanas. Na sequência, passará a integrar as listas permanentes da instituição, mas será acessível apenas para assinantes. Confira abaixo os filmes brasileiros:


“Índio”, da DPZ para a Conservação da Amazônia

 

https://www.youtube.com/watch?v=BR0xoxoSsBs

 

“Mordidas”, da Y&R para a margarina Bonna

 

 

“Casamento”, da DM9DDB para Sharp

 

 

“Câmera”, da Norton para Rayovac

 

 

“Lavanderia Yoshito”, da W/Brasil para Quanto (Bombril)

 

 

“Crianças famosas”, da DM9DDB para Lego

 

 

“Formigas”, da F/Nazca S&S para Philco

 

https://www.youtube.com/watch?v=bIgExZrMEF0

 

“Presidentes”, da W/Brasil para Folha de S.Paulo

 

 

“Double check”, da AlmapBBDO para Volkswagen

 

 

“Semana”, da W/Brasil para revista Época

 

 

“Ataque do coração”, da DM9DDB para Bonjour Paris Escola de Francês

 

 

“Cachorro-peixe”, da AlmapBBDO para Volkswagen

 

 

“Guerra”, da F/Nazca S&S para Unimed

 

 

“Rato”, da DM9DDB para Tok & Stok

 

https://www.youtube.com/watch?v=KoUUiwztdCE

 

“Balões”, da Loducca para MTV Brasil

 

 

“Antes e depois”, da F/Nazca S&S para Nike

 

 

“Do amor ao bingo”, da AlmapBBDO para Getty Images