Um dos mais respeitados relatórios de análise das campanhas, empresas e profissionais premiados do mercado profissional, considerando os principais festivais regionais e internacionais de criatividade e comunicação, o Gunn Report apresentou nesta quarta-feira (12) o resultado de sua 15ª edição, correspondente ao ano de 2013. Como não poderia deixar de acontecer, o principal destaque da listagem foi a campanha “Dumb ways to die”, que já carrega a alcunha de trabalho mais premiado da história da publicidade – carregando nada menos que cinco Grands Prix do Cannes Lions na bagagem.
No Gunn Report, ela alcançou algo inédito: o pódio na maioria das divisões da premiação. O trabalho elaborado pela McCann Melbourne para a Metro Trains, da Austrália, lidera o ranking de Film e de Digital, além de ficar em 2º na categoria “All Gunns Blazing – prêmio que analisa contextos como conteúdo, inovação e a “big idea” – e em 3º em print. Com isso, ela se torna também a Campanha Mais Premiada do próprio Gunn Report.
O desempenho de “Dumb ways” levou a outro ineditismo no Gunn Report: a divisão do título de “Agência do Ano” desde sua criação, em 1999. Com isso, a McCann Melbourne comemora o reconhecimento ao lado da Wieden+Kennedy USA. Outro mérito do trabalho foi de alçar a McCann à sua melhor posição na história entre as Redes Mais Premiadas: 5º lugar.
Brasil
O Brasil teve bom desempenho no Gunn Report de 2013. O país foi o quarto mais premiado, atrás de Estados Unidos, Austrália e Reino Unido, e à frente da França. Entre os filmes, ficou com o quarto lugar por “Alma”, da F/Nazca S&S e Sentimental Films para Leica, empatado com “Susan Glenn”, da BBH NY para Axe.
O principal destaque foi na categoria All Gunns Blazing. O país conquistou o primeiro lugar com “Meu sangue é rubro-negro”, da Leo Burnett Tailor Made para o Hemoba e o Vitória FC, além do quarto lugar com “Fãs imortais”, da Ogilvy para o Sport Club Recife. Outro destaque foi para “Retratos da real beleza”, da Ogilvy para Dove, em quarto lugar na divisão “Most Awarded Campaigns Acros Tables 1-4”, que analisa o desempenho do trabalho em diferentes mídias. Na mesma área, “Meu sangue é rubro-negro” ficou em segundo, atrás apenas de “Dumb ways”.
A AlmapBBDO foi a agência brasileira mais premiada de 2013, ocupando a terceira posição – atrás das duas líderes empatadas. O quarto posto também é verde e amarelo: a Ogilvy, que conquistou nesta edição sua melhor posição na história do Gunn Report.
Geral
Entre as redes, a BBDO conquista seu oitavo título, ficando à frente de Ogilvy, DDB, Leo Burnett e a já citada McCann. Já entre as produtoras, o título é da Biscuit Filmworks, com escritórios em Londres, Nova York e Los Angeles, conquistando a honraria pela primeira vez. Em segundo está a Paranoid, citada por seus escritórios de Los Angeles e São Paulo.
O diretor de cena mais premiado é o inglês Tim Godsall, que dirigiu, entre outros filmes, “Beach”, da W+K NY para Southern Comfort. Uma surpresa é a menção a Marcos Kotlhar, diretor de arte da AlmapBBDO. Sem atuar como diretor de cena, ele é responsável pelos trabalhos de Getty Images – o que levou seu nome à quinta posição do ranking em questão.
Sem surpresas entre os anunciantes, a Nike é a mais premiada, com Volkswagen em segundo. Os dois anunciantes revezam-se na primeira posição desde a criação da lista por Donald Gunn. Em seguida aparecem Axe, em terceiro; Coca-Cola, em quarto; e Google, em quinto. Já entre as agêmcias digitais, a R/GA de NY é a líder pelo segundo ano consecutivo, batendo a sueca Forsman &Bodenfonrs, a McCann Melbourne e AlmapBBDO e W+K USA – que dividem a quarta posição.
Confira abaixo a lista completa dos mais premiados do mundo em 2013, segundo o Gunn Report
Comerciais
1. “Dumb ways to die”, da McCann Melbourne para Metro Trains
2. “Beach”, da W+K NY para Southern Comfort
3. “Beer chase”, da Clemenger BBDO (Melbourne) para Carlton Draught
4= “Susan Glenn”, da BBH NY para Axe
4= “Alma”, da F/Nazca S&S para Leica M Monochrom
Campanhas de mídia impressa
1. “Luggage labels”, da Ogilvy London para Expedia Travel
2. “Pelicans”, da Y&R Dubai para Harvey Nichols Sale
3= “#Cokehands”, da Ogilvy Xangai para Coca-Cola
3= “Dumb ways to die”, da McCann Melbourne para Metro Trains
3= “Rich list 2013”, da CHI & Partners Londres para The Sunday Times
Ações digitais
1. “Dumb ways to die”, da McCann Melbourne para Metro Trains
2. “Fuelband”, da R/GA NY para Nike
3. “Windows shopping”, da TBWAHelsinki para Adidas Neo
4= “Build with Chrome”, da M&C Saatchi Sydney para Google/Lego
4= “Clouds over Cuba”, da The Martin Agency Richmond para The JFK Presidential Library & Museum
All Gunns Blazing
1. “Meu sangue é rubro-negro”, da Leo Burnett Tailor Made para Hemoba/Vitoria FC
2. “Dumb ways to die”, da McCann Melbourne para Metro Trains
3. “Fuelband”, da R/GA NY para Nike
4. “Fãs imortais”, da Ogilvy Brasil para Sports Club Recife
5. “The bridge of life”, da Cheil Seoul para Samsung Life Insurance
Campanhas mais premiadas em diferentes áreas
1. “Dumb ways to die”, da McCann Melbourne para Metro Trains
2. “Meu sangue é rubro-negro”, da Leo Burnett Tailor Made para Hemoba/Vitoria FC
3. “Fuelband”, da R/GA NY para Nike
4. “Retratos da real beleza”, da Ogilvy Brasil para Dove
5. “Mobile Medic”, da Australian Defence Force
Países
1. Estados Unidos
2. Austrália
3. Reino Unido
4. Brasil
5. França
Anunciantes
1. Nike
2. Volkswagen
3. Axe
4. Coca-Cola
5. Google
Produtoras
1. Biscuit Filmworks (Londres, New York, Los Angeles)
2. Paranoid (Los Angeles, São Paulo)
3. MJZ (Londres, Los Angeles, NY)
4. Rattling Stick (Londres, Los Angeles)
5. Henry de Czar (Paris)
Diretores de cena
1. Tim Godsall (Austrália)
2. Ringan Ledwidge (Reuno Unido, EUA)
3= Julian Frost (Austrália)
3= Tom Kuntz (EUA)
5= Steve Ayson (Austrália, Nova Zelândia, Tailândia)
5= Marcos Kotlhar (Brasil)
Agências
1= McCann Melbourne
1= Wieden+Kennedy USA
3. AlmapBBDO (São Paulo)
4. Ogilvy Brasil (São Paulo)
5= BBH (Londres)
5= Clemenger BBDO (Melbourne & Sydney)
Agências digitais
1. R/GA (NY)
2. Forsman & Bodenfors (Gotemburgo)
3. McCann (Melbourne)
4= AlmapBBDO (São Paulo)
4= Wieden+Kennedy (Portland, NY)
Redes
1. BBDO
2. Ogilvy
3. DDB
4. Leo Burnett
5. McCann