Na segunda noite, agência conquistou mais 2 pencils com "Hidden Spots", para a Heinz, e chegou a 8 prêmios; Africa ficou em segundo lugar com 6 pencils

O Brasil encerrou a sua partipação no D&AD na quinta colocação entre os países, em ranking liderado pelo Estados Unidos. O país acumulou 27 pencils, entre wood, graphite e yellow, em resultado puxado pela GUT São Paulo, que ocupou a primeira posição entre as locais e conquistou 8 pencils, e pela Africa, que encerrou a participação com seis.

A agência, que já tinha recebido mais prêmios entre as brasileiras na primeira noite, conseguiu mais dois com "Hidden Spots" em "gaming", ambos wood pencils Com isso, se distanciou da Africa, que ganhou apenas um graphite pencil na segunda noite com “Heinz on Marz”, para a Heinz, em “Entretenimento” e terminou com seis honrarias.

A principal campanha da GUT foi “Hidden Spots”, desenvolvida para a marca Heinz, que ganhou 4 pencils, sendo três wood e um graphite nas categorias “Gaming”, “Experimental” e “Digital”. A ação mostra “pontos ocultos” no game Call of Duty onde os jogadores pode fazer uma aquela pausa para comer sem medo de serem atacados.

Outra estratégia da agência bem avaliada pelos jurados foi “Novos beijos icônicos”, para o Mercado Livre, lançada no Mês do Orgulho LGBTQIA+ e que tinha como proposta a celebração dos beijos entre os mais diversos casais. Recebeu dois wood pencils em “Direção” e “Filme” e um graphite pencil em “Cinematografia”. “Black business beats”, também para o Mercado Livre, completa a lista com um wood pencil em “Ecommerce”.

Já a Africa teve como destaque o case “Jatobá Refugiado”, criado para a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). Com ele, conquistou um graphite em “PR” e dois wood em “Design de som e uso de música” e “experimental”. “Cabelo Cremoso”, criado para a cerveja Brahma, recebeu os outros dois reconhecimentos, um graphite em “Media” e um wood em “Experimental”; e “Heinz on Marz”, para fabricante de molhos, levou um graphite pencil em “Entretenimento”.

AlmapBBDO e AKQA dividiram a posição subsequente, 3 pencils cada, sendo dois wood e um graphite pencils. A Tátil Design aparece logo depois, com 2. A lista continua com SunsetDDB, Wieden+Kennedy, Zombie Studio - em trabalho com a Área 23 -, Agência We e a FCB Brasil, todas com um pencil.

O prêmio mais representativo recebido por empresas brasileiras foi o Yellow Pencil, posicionado um degrau acima do graphite. As ganhadoras foram a Agência We, com "2breakthesilence", para a Associação Fala Mulher e a RedeTV!, em “Design de som e uso de música”; e a Tátil Design, com “Rio Carnaval”, criada para a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), em “Tipografia”.

Globalmente
A Leo Burnett Chicago terminou a edição como a agência do ano, com 15 prêmios, incluindo dois black pencils, que são os mais cobiçados dentro do modelo do festival.

A conquista foi com “The Lost Class”, desenvolvido para a ONG Change the Ref, em que criou uma cerimônia de formatura para os 3.044 alunos que se formariam no ano passado caso não tivessem sido assassinados por uma arma de fogo.

A ação ganhou ainda outros 10 pencils, em “PR”, “Filme”, “Integrado” e “Impacto”. A Droga5 de Nova York e a Ogilvy do Reino Unido ocuparam a segunda e terceira posições, respectivamente. A edição deste ano distribuiu, ao todo, 702 pencils.