Profissional com cerca de 25 anos de experiência em CRM, data e digital, o executivo Guto Cappio deixa nesta quinta-feira (19) a posição de CEO da SunsetDDB. Ele está radicado em Santa Monica, na Califórnia/EUA, desde o último mês de junho, mas ainda dava expediente na agência uma vez por mês. O comando integral da marca do grupo Omnicom fica sob a responsabilidades dos copresidentes Guilherme Jahara e Ligia Vulcano.
Cappio, nessa nova fase, vai se dedicar aos estudos de roteiro e cinema. “Estou ao lado de Hollywood e pretendo aprimorar esses conhecimentos”, disse Cappio que assumiu a antiga DM9DDB no final de 2018 quando mudou a identidade do negócio para SunsetDDB. Um legado? “Nesse período consegui deixar uma gestão alinhada com entrega aos acionistas e clientes. A operação anterior estava desgastada. Mas a atual é benchmark no grupo”, ponderou Cappio.
Também fundador da Rocker, Cappio teve participação na consolidação da Track, que substituiu a Rapp Collins que atuava com o suporte da bandeira DDB. “Conheço bem esse território. A Sunset nasceu como agência de marketing direto e evoluiu junto com o segmento para as disciplinas de data e CRM na era digital”, ele explicou. “Acompanhamos o crescimento do Google e das métricas digitais”, acrescentou.
Em outubro de 2018 Cappio encerrou o seu earn out com o Omnicom, mas iniciou o processo de non compete, que dura até outubro de 2020. “Treinei a Ligia e o Jahara para comandarem o negócio. Hora de partir”, finaliza.
Guto encaminhou o seguinte comunicado:
Hoje me despeço da Sunset, agência que fundei na garagem da casa dos meus pais, 25 anos atrás. Despeço-me feliz, realizado e orgulhoso. Mais do que construir uma grande agência, ela foi pra mim a oportunidade de criar uma grande comunidade, uma escola para profissionais que se espalharam por todo mercado, onde a inquietude e a inovação construíram novos caminhos e estratégias, onde a excelência criativa e a ousadia de propor aquilo que dá frio na barriga geraram grandes cases para grandes marcas, onde a camaradagem se transformou em um dos maiores valores da companhia. Ver as relações profissionais se transformando em amizade nos bares fora da agência me deixava feliz. Ver a quantidade de ex-Sunset nesses encontros me deixava mais feliz ainda.
A vida nunca foi fácil nessa agência e nunca será, mas as centenas de pessoas que me ajudaram a construí-la, transformou cada dia dessa jornada em uma experiência maravilhosa de aprendizado e evolução. Sou grato a cada uma delas. Sou grato a todos os meus incríveis clientes que me inspiraram todos os dias ser melhor, a ser mais assertivo, mais criativo e mais humano. A cada um deles minha profunda admiração, porque a propaganda não é a alma do negócio. O negócio é a alma do negócio. Sou grato a cada marca que me confiou a sua comunicação, seus desafios e seus sonhos. Sou grato a todos os parceiros talentosos e dedicados que ajudaram a Sunset a ser uma agência admirada. Sou grato a todo mercado publicitário que me acolheu desde os meus 23 anos com muito carinho e respeito, onde fiz amigos preciosos que vou cultivar pelo resto da vida. Sou grato aos sócios que trouxe para essa jornada, Tasso Scaff, Zé Luiz e Luis Guilherme (Bilé) e aqueles que vieram um pouco mais tarde, Nizan Guanaes e Guga Valente me ensinando a sonhar grande. E juntos sonhamos e realizamos grande.
Muitos me perguntam qual foi a fórmula de sucesso que fez esta agência triunfar e eu respondo a cada um:
“acorde todos os dias como um adolescente querendo conquistar o mundo. Vai tomar porrada pra caramba, vai chorar, vai sorrir, mas nunca vai parar de caminhar pra frente com uma vontade insana de realizar”. E assim chegamos até aqui, uma operação benchmark para DDB, uma das maiores redes de agência do mundo. Por isso, me despeço realizado.
Está na hora do adolescente para de conquistar, mas não deixar de ser adolescente.
Beijo e uma vez Sunset, Sunset até o fim!
Guto Cappio