Saraiva: meta é vender 750 milhões de esfihas por ano em 2014

Comandado pelo empresário Alberto Saraiva, o Habib’s, maior rede de restaurante de origem brasileira, anunciou nesta terça-feira (5) que está investindo R$ 2 milhões no desenvolvimento de um projeto de branding, em parceria com o GAD’Lippincott. O resultado vai além de mudanças no logotipo e símbolo – com tipografia diferente e agora nas cores vermelho e branco, abandonando o amarelo –, adotando também um novo slogan: “Muito mais”. A marca completa agora 25 anos da inauguração de sua primeira loja, no bairro do Alto da Lapa, em São Paulo.

O conceito, segundo Saraiva, é devido à gama de produtos variados que fizeram da empresa uma das maiores redes de fast-food do mundo. “Temos mais de 90 itens em nosso cardápio, indo muito além das tradicionais Bib’sfihas”, diz, em relação as suas esfihas, carro-chefe da rede e que vendem uma média de 680 milhões de unidades por ano. “Queremos chegar a 750 milhões em 2014”, diz.

A mudança da marca acontecerá de forma gradativa em todos os pontos-de-venda da rede. No final de novembro também será inaugurada a primeira loja conceito do Habib’s, na zona leste de São Paulo – estrategicamente instalada no caminho do futuro estádio do Corinthians, em Itaquera, palco da abertura da Copa do Mundo de 2014.

Para os próximos 10 anos, Saraiva estima investimentos da ordem de R$ 400 milhões no crescimento e na consolidação da rede. A meta é ultrapassar a marca de mil lojas, considerando todo o Grupo Habib’s. Hoje são 478 unidades – sendo 430 do Habib’s, 38 do Ragazzo e 10 unidades de seu mais recente negócio, a loja de salgados Box30. E é justamente por esta última, cujos investimentos de abertura para o franqueado são bem menores, é que passa os planos de expansão. “É um novo conceito de loja, que não demanda uma área muito grande. Ao contrário do Habib’s, que necessita de um espaço maior. E que junto com o Ragazzo tem aberto cerca de 40 unidades por ano”, diz.

Verticalização

Saraiva diz que o conceito de preço baixo x produto de qualidade continuará a permear a trajetória de todas as redes do grupo. “É uma equação que poucos conseguem resolver. No nosso caso isso é possível devido à verticalização que adotamos desde o início de nossa trajetória”, explica. O executivo se refere, entre outras, às 14 centrais de produção que se dedicam exclusivamente ao atendimento das lojas da rede, que vão desde empresa call center até panificadora, confeitaria e sorveteria, passando pela Promilat, unidade de laticínios que produz o queijo utilizado em seus produtos.

Nova identidade abandona o tom amarelo“Agora estamos fechando um acordo para produção própria de cebola e tomate, dois produtos que estão em muitos de nossos alimentos. Também faremos o mesmo com frutas, para poder continuar a vender suco natural pelo mesmo preço de refrigerante”, ressalta, explicando que sua receita de trabalhar com preço baixo vem desde os tempos em que tinha uma pequena padaria no bairro paulistano do Brás, nos anos 70. “Estava prestes a fechar quando passei a vender pão 30% abaixo da tabela da antiga Sunab. Foi um estouro, pois além de abastecer o bairro, passei também a vender para os padeiros de rua, que revendiam a outros estabelecimentos. De dezenas de unidades, passei a pouco tempo para milhares”, completa.

Exposição

Para comemorar os 25 anos do Habib’s a artista plástica Suzana Garcia criou 25 telas que retratam a trajetória da rede. “Intitulada 25 anos. 25 ingredientes. 1 receita de sucesso”, as obras estão reunidas em uma exposição na sede central da empresa, no bairro do Morumbi, em São Paulo – mas logo tomará caminho itinerante, passando por outros espaços da rede. A mostra é inspirada no trabalho de Tide Hellmeister, considerado o grande nome brasileiro da técnica da colagem, e é norteada por “25 verbos”, que sintetizam, um a um, a trajetória de Alberto Saraiva e da rede de fast-food.