O premiado redator e líder criativo Ruy Lindenberg, que está em período sabático desde que deixou seu cargo de vice-presidente de criação da Leo Burnett Tailor Made, em fevereiro, passou os últimos meses em um projeto com alunos da graduação em Publicidade e Propaganda da ESPM para levá-los a compreender a dinâmica de uma campanha para um cliente real. O resultado foi uma estratégia de marketing para a Esmalteria, franquia de nail bar com mais de 50 unidades pelo país, para o período do Halloween.
O projeto foi realizado em parceria com a Arenas, agência experimental de publicidade da universidade, que simula os departamentos de uma operação real. Os alunos trabalharam no desenvolvimento de um novo produto, os adesivos ilustrados para unhas, e na campanha de divulgação, que inclui mídia out of home, conteúdo para YouTube, Facebook e material de ponto de venda. A partir do dia 25, as unidades da Esmalteria Nacional irão disponibilizar a opção de customizar as unhas com os adesivos criados pelos estudantes da ESPM. A ação segue até o dia 2 de novembro.
De acordo com Lindenberg, sua primeira aproximação com estudantes foi para promover um resgate da essência da publicidade e para passar uma imagem realista da profissão para futuros profissionais. “Os festivais desviaram a atenção do que realmente é importante, que é a atividade. Esse projeto mostrou como há empresários nesse país criando suas próprias campanhas e que não estão interessados em ter uma agência. Precisamos resgatar o foco no cliente”, disse.
A Esmalteria é um desses clientes que nunca havia trabalhado com uma agência externa. Ela chegou ao mercado no final de dezembro como uma marca do Grupo Andare e desde então vem trabalhando com uma house. Além das 50 unidades inauguradas, há outras 110 em implantação com franqueados de todo o país. Gustavo Andare, fundador e presidente da Esmalteria, diz que aceitou participar do projeto acadêmico pela sua admiração pela ESPM e por Lindenberg. “Eu sou publicitário também e queria estudar na ESPM, mas na época não podia pagar. Retornar como um empresário e servir para auxiliar alunos da graduação, com o Lindenberg, é uma honra”, afirmou.
O lançamento do projeto, realizado na manhã desta segunda-feira (21), teve a presença de estudantes e de profissionais que auxiliaram no trabalho. Por meio de uma plataforma aberta, os estudantes tiveram a ajuda de criativos como Heitor Buchalla (assistente de arte) e Marcus Kawamura (diretor de arte sênior), da AlmapBBDO, e dos irmãos Renan e Saulo Monjon, ambos da Leo Burnett Tailor Made. A abertura contou ainda com a presença ilustre do cineasta e ator José Mojica Marins, o Zé do Caixão, que imprimiu o tom de halloween no evento.