O designer Hans Donner na apresentação do Festival de GramadoPeter Field, do Institute of Practitioners in Advertising, e Hans Donner, designer da TV Globo, mostraram o valor da criatividade no painel “TV Aberta”, realizado nesta quinta-feira (11) durante o 20º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, na serra gaúcha.

Hans Donner contou sua trajetória pessoal e profissional. Mostrou como é importante ter persistência e paciência e disse que o tempo ‘faz maravilhas’ para quem sabe esperar. “Vale a pena não desistir. Sonhem alto. Tentem transformar sonhos em realidade. O mundo está aqui. É possível”, aconselhou. Donner recordou sua infância na Alemanha e da época que veio ao Brasil. “Esse é o país da emoção”, declarou o profissional, que começou seus estudos de design em Viena em 1965. Segundo ele, o design adiciona beleza a tudo.

Donner mostrou todas as transformações que a marca da Rede Globo passou, assinadas por ele, o design do tempo, a abertura de programas da emissora, como o Fantástico e de telenovelas, a abertura das Olimpíadas e a vinheta do carnaval, com a participação de Valéria Valenssa como Globeleza.

Já Peter Field comentou sobre as mudanças do mercado. Também mostrou a diferença do que se faz a curto prazo para aumentar a eficiência e o que se faz a longo prazo. De acordo com o especialista, as campanhas mais efetivas e lucrativas são as emocionais, que motivam o sucesso a longo prazo. “A criatividade é a coisa mais importante que podemos ter para o sucesso de uma marca”, disse.

De acordo com Field, as campanhas emocionais são duas vezes mais eficientes que àquelas que apenas contam fatos e informações sobre as marcas. Para ele, os melhores canais de construção de marca ainda são os tradicionais: televisão outdoor e cinema.

A mídia social pode ser muito eficaz para construir marcas, mas não está sendo usada para este fim. No momento, as mídias sociais estão muito focadas em ativação que é para o curto prazo.