Iniciativa teve como base pesquisa que revelou que 90% das mulheres não se sentem seguras durante o Carnaval

O Happn e o coletivo Não é Não firmaram uma parceria para combater o assédio sexual e às violências baseadas em gênero, que tem como objetivo conscientizar as pessoas na luta conta o assédio.

A iniciativa foi pensada com base em uma pesquisa realizada entre aproximadamente mil usuárias do Happn que revelou que mais de 90% das mulheres não se sentem seguras durante o Carnaval e quase 50% delas afirmaram já terem sofrido algum tipo de assédio durante os bloquinhos e festas de rua.

Quando questionadas sobre os fatores que as fariam sentir-se mais seguras, a maioria das respondentes (40%) destacou a necessidade de aumento da segurança pública.

Por isso, entre os dias 10, 11, 12 de fevereiro, as marcas entregaram 10 mil tatuagens temporárias com mensagens de conscientização sobre respeito e consentimento nas relações e a ação continuará no dia 18 e fevereiro. Além disso, o Happn terá em São Paulo o "Happn Safe Place", um espaço seguro e aberto para receber os foliões.

"O Happn está comprometido em proporcionar encontros significativos, mas também um ambiente seguro e consciente para seus usuários. Ao estabelecer uma parceria com um movimento tão importante como o Não é Não!, unimos forças na luta contra o assédio e pela proteção, defesa e cuidado das mulheres", afirmou Michael Illas, especialista em relacionamentos do Happn.

O Happn Safe Place fica localizado na Rua da Consolação, em São Paulo (Divulgação)

Localizado na Rua da Consolação, o local receberá todos que desejam fazer uma pausa e oferecerá conscientização contra assédio e informações como dados sobre assédios no Brasil, direitos das vítimas, como fazer denúncias, números de telefone úteis e endereços, com o intuito de informar as mulheres sobre como agir.

"O Carnaval é um momento emblemático de celebração no Brasil e acreditamos firmemente que a luta contra o assédio é uma causa diária e contínua. Nossa parceria busca tornar as festividades carnavalescas mais seguras, mas também contribuir para a construção de uma cultura de respeito e igualdade em todas as esferas da vida cotidiana, e em todos os dias do ano", ressaltou Julia Parucker, cofundadora e CEO do Não é Não!

As pessoas cadastrados no happn que visitarem o espaço também terão acesso a brindes, incluindo a distribuição de contas premium gratuitas, ingressos VIP para festas em São Paulo, um kit de beijo com itens personalizados e suprimentos para quem deseja retocar a maquiagem.

"É nossa intenção combater o assédio continuamente e em todos os lugares. O Carnaval é uma celebração única no Brasil, e acreditamos que é o momento perfeito para unir diversão e conscientização. Ao aproveitar uma celebração local, podemos amplificar mensagens sobre consentimento e respeito durante a paquera e nos relacionamentos", finalizou Michael Illas, especialista em relacionamentos do happn.