Calçado oficial do home office, Havaianas busca mostrar que a marca pode ir além das famosas sandálias. Para esse momento de retomada das atividades presenciais, a empresa se apresenta como uma opção do estilo comfy, que une a moda ao conforto, uma das principais características dos tempos de isolamento que deve se manter em alta.

A estratégia liderada por Mariana Rhormens, diretora de marketing de Havaianas, é reforçar outras categorias, inclusive com campanhas para a TV, para mostrar ao público o desenvolvimento de mais peças de vestuário, com tecnologias respiráveis e sustentáveis, como novas sandálias masculinas e femininas que podem compor qualquer look – dentro e fora de casa – e o primeiro tênis casual, o Havaianas TNS.

“Vejo muitas oportunidades para os nossos produtos, que são confortáveis e se adaptam a diversas ocasiões. Queremos continuar trazendo – e divulgando – essas novidades para o nosso público”, ressalta Mariana.

A executiva explica que, com a pandemia, foi preciso repensar toda a comunicação da marca para conseguir transmitir as mensagens nesse novo contexto social e de comunicação. E, mesmo não sendo uma marca nativa digital, Havaianas inovou investindo em novas formas de consumo, com o lançamento de uma coleção de NFT’s, desenvolvida em parceria com o diretor de arte Adhemas Batista, e da Ilha de Havaianas no jogo Fortnite.

“Buscamos ajustar nossa mensagem e investir em tecnologias que facilitassem a interação do público com a marca, como o aplicativo de realidade aumentada que lançamos junto ao Havaianas TNS, nosso primeiro tênis casual. Com o app, foi possível que o público experimentasse e comprasse o modelo sem sair de casa”, conta ela.

Mariana Rhormens: “Vejo muitas oportunidades para nossos produtos”

Com o novo comportamento dos consumidores, a atuação das marcas em diversos setores também teve de mudar e o digital se tornou a nova realidade, fomentando a rápida adaptação a diversos modelos, incluindo modelos híbridos, tanto de experiência, como de compra e de comunicação. “Como exemplos, posso citar a evolução de inteligência artificial nos negócios, além do aumento das estratégias omnichannel. Além do desafio de mapear e se adaptar rapidamente às oportunidades, temos também o desafio de manter relações próximas com os consumidores, seja de forma presencial ou virtual”.

Para potencializar o crescimento nos pilares de expansão global, aceleração de vendas online e extensão do portfólio de produtos, em maio deste ano, a Alpargatas comprou a Ioasys, especializada na criação de soluções digitais e desenvolvimento de aplicativos e demais componentes do universo digital.

Outra estratégia é o uso de marketing de influência. “Sabemos que uma das principais características para se comunicar com esse consumidor é se fazer presente nos canais que ele conhece e confia e, para isso, o marketing de influência tem um papel essencial nas nossas estratégias de campanha e de posicionamento de marca. Ao contrário das mídias de massa, ao trabalhar diretamente com criadores de conteúdo, conseguimos segmentar a comunicação e ações para perfis específicos”.

A diretora de marketing também avisa que seu time está sempre ligado nas tendências e assuntos que se relacionam com o universo da marca, nas mais diversas categorias. “Seja através de incentivo a programas de proteção ambiental, como as nossas linhas em parceria com o CI Brasil e o Instituto Ipê, ou nos trending topics globais, com a nossa collab com a Netflix, inspirada em séries como The Wicther e Stranger Things. Buscamos nos manter conectados a esse público, com estratégias de social listening e experiências omnichannel”, observa Mariana.

Para 2022, quando Havaianas completa 60 anos de existência, a companhia está otimista com as possibilidades e planeja ações especiais para celebrar a data. “Acreditamos muito no retorno às ruas e na retomada da vida fora de casa”, indica a executiva.

O objetivo é continuar crescendo nos mercados em que a marca é líder, mas também expandir a atuação no chamado “beyond the core”, com categorias como acessórios, tênis e roupas, por exemplo. “Com isso, pretendemos reforçar o nosso lifestyle de marca, ampliando mais nossa atuação em rasteiras e dando continuidade ao lançamento de TNS que tivemos esse ano. Além disso, vamos manter o ritmo de collabs nacionais e internacionais. Para isso, continuaremos fortalecendo nossa presença no mercado, entendendo e nos aproximando cada vez mais do nosso público, mantendo a relação que desenvolvemos com eles ao longo desses anos. Havaianas quer continuar participando das conversas, de forma genuína e autêntica, como a marca é!”.