Yannick Bolloré: novo chairman do HavasO Grupo Havas – um dos maiores grupos de comunicação do mundo, composto por Havas Creative Group e Havas Media Group – comemorou recorde de rentabilidade no primeiro semestre de 2013, com aumento de receita da ordem de 13% – maior do que os 11,9% registrados em 2012. O crescimento orgânico do grupo (excluindo variação cambial e mudanças no escopo da consolidação) foi de 1,7% para o segundo trimestre e 0,5% no primeiro semestre de 2013.

 

O faturamento foi de € 451 milhões no segundo trimestre do ano e € 837 milhões no primeiro semestre de 2013. O crescimento mais significativo foi na América Latina: de 15,1% no segundo trimestre e 12,3% no semestre.

Outra novidade foi o anúncio de Yannick Bolloré no lugar de seu pai, Vincent Bolloré, como chairman da Havas. Ele já ocupava a função de vice-presidente da Havas. David Jones, que se mantém como CEO global da Havas, disse que o grupo também realizou bons progressos na França e no Reino Unido. O segundo trimestre foi especialmente positivo para o grupo na América do Norte, com crescimento de dois dígitos, após um período de queda após a perda dos clientes Sprint e Exxon.

O primeiro semestre foi marcado pela conquista de novos negócios como Total (conta global pela BETC Paris), Dove (EHS Havas – conta digital global), LG Electronics (Arena Mídia/planejamento de mídia global e compra, menos nos EUA), LVMH (Havas Media/mídia digital EUA), Sony/Sony Mobile (Havas Worldwide Buenos Aires), Heineken (Havas Worldwide Spain), Bacardi (BETC Londres e Camp & King, conta global), Seagate (conta digital/Havas Wordwide San Francisco). “Após o rebranding da Euro RSCG em todo o mundo, o grupo realizou investimentos importantes em criação, mídia e equipes digitais. Isso nos deu uma vantagem competitiva”, disse Jones.

O lucro operacional cresceu 8% e € 100 milhões comparado ao mesmo período de 2012. Na região da Ásia/Pacífico, os resultados não foram tão positivos devido à perda da Vodafone, mas o grupo espera que os efeitos não continuem a serem sentidos no segundo semestre.

 

Entre os “highlights” do primeiro semestre estão, por exemplo, o lançamento da Socialyse pela Havas Media, uma operação especializada em redes sociais. Na China, a empresa lançou a Socialistic, uma subsidiária da Havas Worldwide Digital. Houve a aquisição da MFG Labs, uma empresa especializada em estratégia digital, big data, ciências digitais e pesquisas matemáticas. Na Rússia, o Grupo adquiriu 50% na Havas Sports & Entertainment Russia e parte minoritária da Havas Digital, duas joint-ventures com o grupo ADV. Na Espanha, comprou 51% do Grupo Elisa Interactive SL, e na Inglaterra 51% da Elisa Interactive, ambas especializadas em análise de data e otimização.