A Havas Worldwide Digital Brasil foi eleita a agência do ano do grupo Havas Worldwide. O prêmio foi concedido durante o Global Leadership Meeting, encontro interno realizado anualmente para destacar as melhores operações da rede espalhadas pelo mundo.
Antiga Euro RSCG, cujo nome foi aposentado definitivamente no segundo semestre do ano passado, a Havas Worldwide possui 316 escritórios em 75 países, oferecendo serviços da publicidade tradicional ao design, passando por marketing digital, entretenimento e outros, por meio da própria marca Havas Worldwide e da Havas Media, Havas Creative, Havas Digital Group e Havas Sports & Entertainment. O encontro, que este ano aconteceu em Paris, contou com a presença de 250 líderes da rede. Entre eles, o CEO global David Jones, que assumiu o posto no final de 2011.
Segundo Mauricio Kato, CEO da Havas Worldwide São Paulo e que também está à frente da operação digital, o prêmio é motivo de bastante orgulho, até porque a Havas Digital é um braço que nasceu do zero, há pouco mais de três anos. “Sabemos como é difícil fazer uma startup no Brasil, recrutando as pessoas certas, acertando as propostas de valor com os clientes e propondo aos mesmos serviços adicionais – e não só complementando o trabalho dos profissionais responsáveis pela publicidade tradicional”, diz. “E fazer dessa startup um destaque mundial dentro de um grupo formado por agências de várias expertises, é realmente uma vitória”, completa.
O executivo afirma que a Havas Digital Brasil, antiga Euro RSCG 4D, obteve um crescimento superior a 80% no ano de 2012. “Hoje estamos entre as dez principais agências digitais do país”, acredita. A operação conta atualmente com 50 profissionais, que atendem clientes como ReckittBenckiser, Telecine, Accor, Aeroporto de Guarulhos, Air France, Pernod Ricard, entre outros. “Temos o digital hoje no centro de nossa estratégia — que é uma tendência mundial, para onde caminha o negócio da comunicação. Porque hoje ainda é comum uma campanha sair do offline e ser desmembrada na internet. Assim como pode ser veiculada apenas na web. O que não existe mais é um trabalho sem o digital inserido”, diz.
Kato revela que além da premiação, no meeting anual também são discutidos os resultados do ano anterior, lucros, cases, conquista de clientes e os rumos dos negócios no futuro. “Neste encontro foi mostrada a movimentação que a rede está promovendo, unindo suas empresas de criatividade e mídia em uma só. Ou seja: igual ao modelo de negócios no Brasil, onde os bureaus de mídia não estão presentes. A França começou a adotar e, o próximo, deve ser os Estados Unidos — o que prova o quão vencedor é o modelo publicitário do país”.
Para 2013, Kato diz que será um ano de consolidação. “O mercado teve muitas concorrências em 2012 e os clientes estão se ajustando com suas agências, além de esperarem para ver os rumos da economia. O aumento do PIB brasileiro de apenas 1% no ano passado foi um choque, mas fará com que as previsões de investimento estejam mais próximas da realidade atual”.