Assuntos relacionados a qualidade de vida, saúde e bem-estar deixaram há muito tempo de fazer parte de um simples nicho. Se, no passado, essas conversas eram dominadas prioritariamente pela comunidade médica e a indústria farmacêutica, hoje essa comunicação é repleta de players ligados às mais diversas áreas, desde a alimentícia, a esportiva e o próprio consumidor, cada vez mais empoderado graças ao acesso a informações na internet. É nesse cenário mais plural e desafiador para a criação voltada para healthcare que a Havas Life está inserida.
A agência especializada no segmento acaba de completar dez anos e aproveita o momento para assimilar o posicionamento global do grupo “Health&You”. A ideia é integrar seus times de saúde e consumo para gerar insights mais criativos e uma comunicação mais plural em todas as pontas: médicos e consumidores finais. “A categoria de healthcare cresceu. Hoje Sanofi disputa as conversas com marcas como Nike, Fanta e Adidas, por exemplo.
O assunto de saúde interessa a muita gente. É o novo xodó da comunicação. Todas as marcas querem contribuir de alguma forma para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas. Mas fazer esse tipo de comunicação não é fácil. E nossas marcas têm muito mais propriedade para essas discussões”, destaca Diego Freitas, ECD da Havas Life.
Braço fundamental da operação em todo o mundo, a divisão de saúde contempla cinco dos dez maiores anunciantes atendidos globalmente pela Havas. São eles Pfizer, Sanofi, Novartis, Teva e AstraZeneca.
A Sanofi, aliás, é o maior cliente do grupo. Nesse contexto, a Havas Life contribui tanto localmente quanto em participações de concorrências com as demais operações. “Estamos empolgados com esse momento. O mercado de healthcare foi trazendo novas conexões de entrenimento, mídia e nos preparamos ao longo desses 10 anos. Hoje temos grandes clientes querendo desafiar, além de um investimento em mídia mais robusto”, ressalta Zé Roberto Pereira, CSO da Havas Life.
Como resultado desse preparo, o executivo ressalta cases históricos da agência, como
Parkinsounds, para a Teva. Com base em estudos que comprovam a eficácia da música para melhora do desenvolvimento motor de pacientes com Parkinson, a agência criou, em parceria com o Spotify, um aplicativo que acrescenta nas músicas o ritmo adequado para que os pacientes possam se locomover melhor. O case foi reconhecido no Festival de Cannes nas categorias Pharma, em 2016, e em Entertainment, em 2017.
“Essa campanha transcendeu as fronteiras tradicionais e ajuda a contar como a gente se posiciona”, explica Mauro Arruda, CEO da Havas Life. Responsável por um crescimento de 11,5% no ano passado, o setor farmacêutico ganhará mais atenção da agência. Começa a funcionar uma unidade de negócios voltada para conteúdo e educação, que é liderada por Zé Roberto Pereira, além de um diretor médico que será anunciado em breve. Por meio de acordo com uma editora latino-americana, o núcleo vai atuar na produção de conteúdo científico para a educação médica.
“Houve um tempo em que tudo o que se esperava de uma agência de healthcare era ‘menos’. Menos criatividade, ousadia e recursos. Hoje é exatamente o contrário. Em relação às demais agências, temos a obrigação de ser ‘mais’”, finaliza Freitas.
Leia mais
Homem forte da Vivendi e Havas é preso em Paris
Gal Barradas deixa presidência da BETC/Havas