O publicitário brasileiro Bernardo Romero, que atua como vice-presidente e diretor de criação na Area 23, em Nova Iorque, participa do projeto “The Speaking Fireworks”, uma campanha que envolve o desenvolvimento de headphones para ajudar veteranos de guerra americanos a comemorarem o 4 de Julho, que homenageia os soldados que lutaram pela independência do país. Ironicamente, centenas de veteranos são forçados a se esconderem dos barulhos das explosões dos fogos de artifício devido aos sintomas do Estresse de Transtorno Pós Traumatico (PTSD). “É como se o super-homem fosse homenageado com shows de criptonita”, comenta Bernardo Romero, VP/CD da Area 23.
Utilizando uma tecnologia de ponta, MilitaryWithPTSD.org, junto com a agência Area 23, BizSys e Sonido, está desenvolvendo headphones que transformam as explosões traumáticas em mensagens de agradecimento, por meio de uma experiência sonora imersiva. O sistema reconhece a explosão e de acordo com sua intensidade, traduz de maneira sincronizada com o espetáculo a sensação sonora do que o veterano está assistindo.
No site www.thespeakingfireworks.com, que estará no ar a partir desta sexta-feira, 16 de setembro (Dia Nacional do Reconhecimento dos Esforços dos Veteranos de Guerra), qualquer um poderá gravar uma mensagem de agradecimento aos veteranos, que será incorporada à “queima de fogos sonora”.
Veja o teaser do projeto:
Ficha Técnica
Creative Agency: Area 23/ FCB Health
Executive Creative Director: Tim Hawkey
VP/Creative Directors: Bernardo Romero, Jesse Kates
VP/Associate Creative Director: Ronnie Caltabiano
Copywriter: Tim Hawkey, Jesse Kates
Art Director: Bernardo Romero
Designer: Bernardo Romero
Director: Stefano Ferrari
Executive Producer: Anna Lopez
Video/Sound editing: Ronnie Caltabiano
Technology/Development: BizSys
Colorist: Out of the blue
Sounds Design and Mix: Sonido