O publicitário brasileiro Bernardo Romero, que atua como vice-presidente e diretor de criação na Area 23, em Nova Iorque, participa do projeto “The Speaking Fireworks”, uma campanha que envolve o  desenvolvimento de headphones para ajudar veteranos de guerra americanos a comemorarem o 4 de  Julho, que homenageia os soldados que lutaram pela independência do país. Ironicamente, centenas de veteranos são forçados a se esconderem dos barulhos das explosões dos fogos de artifício devido aos sintomas do Estresse de Transtorno Pós Traumatico (PTSD). “É como se o super-homem fosse homenageado com shows de criptonita”, comenta Bernardo Romero, VP/CD da Area 23.

Utilizando uma tecnologia de ponta, MilitaryWithPTSD.org, junto com a agência Area 23, BizSys e Sonido, está desenvolvendo headphones que transformam as explosões traumáticas em mensagens de agradecimento, por meio de uma experiência sonora imersiva. O sistema reconhece a explosão e de acordo com sua intensidade, traduz de maneira sincronizada  com o espetáculo a sensação sonora do que o veterano está assistindo. 

No site www.thespeakingfireworks.com, que estará no ar a partir desta sexta-feira, 16 de setembro (Dia Nacional do Reconhecimento dos Esforços dos Veteranos de Guerra), qualquer um poderá gravar uma mensagem de agradecimento aos veteranos, que será incorporada à “queima de fogos sonora”.

Veja o teaser do projeto:

Ficha Técnica

 Creative Agency: Area 23/ FCB Health

Executive Creative Director: Tim Hawkey

VP/Creative Directors: Bernardo Romero, Jesse Kates

VP/Associate Creative Director: Ronnie Caltabiano

Copywriter: Tim Hawkey, Jesse Kates

Art Director: Bernardo Romero

Designer: Bernardo Romero

Director: Stefano Ferrari

Executive Producer: Anna Lopez

Video/Sound editing: Ronnie Caltabiano

Technology/Development: BizSys

Colorist: Out of the blue

Sounds Design and Mix: Sonido