A Heads passou por uma grande transformação interna ao se tornar signatária dos “Princípios para o Empoderamento Feminino” da ONU Mulheres. Não que as mulheres não tivessem tratamento adequado na agência, que tem sede em Curitiba e unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, mas o relacionamento com a entidade teve um significativo aperfeiçoamento, como explica o executivo Erick Machado, que comanda o escritório paulistano da rede, que ocupa o 26º lugar do ranking de investimento bruto do Kantar Ibope Media, com faturamento de R$ 546,5 milhões em 2015.
“Isso fez com que muita coisa mudasse internamente. Alcançamos a equidade de gêneros na equipe, treinamos os profissionais para incluirmos os princípios ao produzirmos campanhas e desenvolvermos, em parceria com a ONU Mulheres e uma série de outras entidades e especialistas, um dos maiores estudos já feitos sobre empoderamento feminino na comunicação. Além de uma pesquisa sobre equidade de gênero na publicidade, que em breve lançaremos a terceira onda da série. Além disso, criamos e estamos produzindo a campanha para a He For She, uma iniciativa global da ONU Mulheres para que os homens sejam aliados na busca pela equidade de gênero. Todo este trabalho é capitaneado pela Carla Alzamora, nossa vice-presidente de planejamento. Posso dizer, sem medo de errar, que hoje somos a agência com mais capacidade no Brasil para falar com o público feminino. A ONU Mulheres é fundamental no desenvolvimento deste know- -how”, enfatiza Machado.
Nos últimos meses, a Heads conquistou 10 clientes, entre os quais uma parte de O Boticário, Decathlon, HT Pro, Fortygar, Pic-Me, Canal Viva, Drogarias Nissei, Vaio, Cantareira Norte Shopping e Verão Trousseau. “Além das novas contas que chegaram na agência, merecem destaque os projetos desenvolvidos para a 3M, com marcas globais, que comandam seus segmentos, como Scotch Brite, Command, Nexcare e Post It, entre outras”, destaca o diretor da Heads em São Paulo, a mais recente operação.
“É a mais recente e, por consequência, a de crescimento e desafios mais acentuados. Hoje representa a terceira maior operação da agência e caminha a passos largos para contribuir de maneira ainda mais efetiva no crescimento da rede”, disse mais.
Relacionamento é a palavra-chave no modelo de gestão da Heads. No âmbito interno, a meritocracia é o instrumento de medição para promoções e o reflexo disso, nas palavras de Machado, são os quatro prêmios consecutivos no Great Place de Work. Erick enfatiza que a atividade publicitária é dependente de pessoas e essa opção de gerenciar recursos humanos “virou um traço cultural” da Heads.
“Tudo gira em torno de relacionamento para que os funcionários sejam respeitados, valorizados e felizes na produção de criatividade que precisamos para ativar negócios e, com os nossos clientes, para que sejamos altamente envolvidos com os seus interesses e fazer a diferença na entrega de resultados. Isso também envolve o relacionamento das marcas que atendemos com os seus consumidores, para que elas sejam desejadas e cumpram suas metas. Na Heads todo mundo tem autonomia e voz, não existem muros, tudo é tratado às claras, os resultados são divididos, as individualidades e a vida pessoal são importantes e valorizadas”, finaliza.