Entre nove marcas de cerveja pesquisadas, a Heineken foi a que registrou o maior buzz na internet entre os últimos dias 22 e 26 de janeiro, de acordo com um estudo realizado pela webSensus, empresa de pesquisa digital do Omnicom Group no Brasil. Dos mais de 4,5 mil posts analisados no período, a marca de origem holandesa teve 31% do total, seguida pela Skol (25%), Brahma (19%) e Devassa (6%). As demais cervejas – Nova Schin, Antarctica, Baden Baden, Bohemia e Primus – registraram até 5% dos comentários.
De forma geral, os internautas falam bem sobre as cervejas – 93% dos posts eram positivos. Os temas que mais se destacaram foram sobre intenção de compra/consumo, com 19% do total, experiência de consumo (15%) e as campanhas publicitárias (16%)
“No caso da Heineken, as menções espontâneas sobre experiência de consumo são mais relevantes do que as de intenção de compra/consumo” – 22% e 11% respectivamente”, diz Cauê Saraiva, diretor da webSensus. Já a Skol registrou mais comentários sobre intenção de compra (30%) do que sobre experiência de consumo (11%).
As campanhas publicitárias mais comentadas foram também das duas marcas que mais geraram buzz. No caso da Skol, os consumidores ‘falaram’ bastante do comercial com a atriz Deborah Secco: “não tem propaganda melhor do que a da Skol… Deborah Secco tá impecável (como sempre)”. No caso de Heineken, a campanha da Liga dos Campeões de Futebol da Europa chamou a atenção pela música escolhida: “Esse comercial da Heineken é muito, muito bom! E a trilha sonora? Sensacional”.