A Heineken lançou o Summerstage 2014, festival de música para o verão que promoverá 140 shows em cidades do litoral brasileiro entre 26 de dezembro e 7 de março de do próximo ano. O evento promete “140 noites de festa durante o verão”, com shows de nomes como Phonique, Emicida e Just Be aka Bushwacka. As cidades participantes são Trancoso (BA), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Ilhabela (SP) e São Paulo. A banda norte-americana CocoRosie, que se apresentou no Cine Jóia nesta quarta-feira (20), marcou o lançamento do evento.
De acordo com Patrick Fló, diretor de brand connections da Heineken, a plataforma é uma maneira da marca firmar posição durante a temporada, importante no calendário do mercado cervejeiro. “Estivemos distantes durante o verão nos últimos anos. Vimos uma oportunidade”, disse o executivo. Essa é a primeira ação da marca especificamente para o período desde que chegou ao país, em 2010.
Globalmente, a companhia patrocina mais de 100 eventos musicais, mas o Summerstage é a primeira plataforma criada pela companhia em que o foco está no conteúdo, e não somente na ativação. O festival foi desenvolvido em parceria com a agência Barong Creative, dos sócios Fábio Coelho e Marcelo Beraldo, especializada em criar projetos para marcas que buscam associação com o universo musical. Beraldo é sócio do Cine Jóia, uma das casas noturnas participantes do calendário de shows do evento. As demais são D-Edge (SP), 00 (RJ), Para-raio (Trancoso), SeaClub (Ilhabela) e P12 (Florianópolis).
Nos últimos dois anos, a Heineken patrocinou seis edições de festivais de música promovidos por terceiros: duas vezes o Loolapalooza, duas vezes o SWU e duas vezes o Rock in Rio. Fló diz que o Summerstage não exclui a marca de outros eventos musicais. No ano que vem, a Heineken não patrocinará o Loola (que fechou com a Skol), mas deve apoiar outros eventos. “Não abrimos mão dos festivais brasileiros. Temos ideias para 2014, mas ainda não há nada fechado”.