Assim como um carro de competição, para dirigir uma marca é necessário saber o momento certo de acelerar, pisar no freio, calcular o ponto certo da tangência e ganhar potência na reta. A Heineken sabe disso. Patrocinadora global da F-1 pelo terceiro ano consecutivo e com o naming rights da etapa brasileira, ela terá o desafio de realizar suas ativações em uma prova que, pela primeira vez desde 1970, não contará com um piloto do país. Como já é tradição, o evento ocorre entre os dias 9 e 11 de novembro, no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.
O que não resta dúvida para a cerveja é que, independentemente de ter ou não um representante brasileiro nos dias de hoje, o automobilismo é uma paixão no cenário nacional. E para mostrar que a modalidade vai muito além de um único piloto, a Heineken vai levar a experiência da Fórmula 1 para as ruas, com dois grandes eventos abertos ao público. O Heineken F-1 Experience será realizado no Rio de Janeiro, na Enseada de Botafogo, dia 4 de novembro, e, em Porto Alegre, no Gasômetro, dia 10 de novembro.
A iniciativa conta com participação da equipe Williams, uma das mais tradicionais e importantes da categoria e por onde passaram vários pilotos brasileiros, diversas atrações musicais e shows de drift e motos. Completam a ação os ex-pilotos da F-1 Felipe Massa, que pilotará a Williams na edição do Rio de Janeiro, e Rubens Barrichello, responsável por comandar o show em Porto Alegre.
“Muitas pessoas acham que a Fórmula 1 é um esporte de um homem só, quando, na verdade, existe uma equipe enorme nos bastidores onde cada um é fundamental para que aquele espetáculo que vemos nas pistas ocorra. Como neste ano não temos um piloto brasileiro, resolvemos montar o nosso time para levar a emoção deste esporte tão fascinante para além dos portões de Interlagos”, explica Vanessa Brandão, diretora da marca Heineken.
A executiva também fez questão de deixar claro que o Heineken F-1 Experience é uma iniciativa do Brasil que faz parte da campanha The Not So Perfect Man, estrelada pelo escocês David Coulthard. O filme, que vai ao ar nesta segunda-feira (1º), mostra o ex-piloto de Fórmula 1 em uma festa passando por situações que só são superadas graças ao auxílio do seu time de engenheiros.
“Pensando nisso, toda a dinâmica do evento foi cuidadosamente criada a fim de mostrar a importância do trabalho em equipe para a criação dessa experiência única, que poderá ser acompanhada ao vivo através das redes sociais da marca”, completa Vanessa.
A diretora de marketing também afirmou que a Fórmula 1 é um projeto altamente estratégico, pois representa uma grande oportunidade de abordar temas que são importantes para a marca como consumo responsável, internacionalidade, aspiracionalidade. Além disso, ressaltou a vocação em promover momentos e experiências memoráveis.
“Criar uma experiência de marca é muito diferente de colocar um filme no ar apenas. A relação com o consumidor é mais profunda e marcante. Heineken desde o seu lançamento esteve presente em momentos relevantes, seja através de eventos patrocinados ou de proprietários”, avalia. Rock in Rio, Up on The Roof, Heineken Block e as festas da final da Uefa Champions League são alguns exemplos.