A iniciativa, assinada pela Ogilvy Brasil, tem como objetivo combater o desperdício de alimentos no Brasil
Com o propósito de contribuir para a redução do desperdício de alimentos no Brasil, a Hellmann's promoveu um leilão de uma batata que seria jogada fora por R$ 100 mil.
O vídeo do experimento, criado pela Ogilvy Brasil, está no ar nas redes sociais da marca, e o valor de R$ 100 mil, arremate final da batata leiloada, faz parte do montante de R$ 1,7 milhão, doados entre 2021 e 2023 por Hellmann's às iniciativas destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.
Na ação, a leiloeira apresentou uma batata com o lance inicial de R$ 1.630 e atores disfarçados aumentaram os lances, causando surpresa no público presente, que, até o momento, não sabia que estava participando de um experimento social. O valor escolhido para o lance inicial — maior do que o salário mínimo no país, que é de R$ 1.320 — é equivalente ao montante médio desperdiçado por uma família de três pessoas em decorrência do descarte de alimentos em sua casa por ano no Brasil.
Na pesquisa, realizada pela Hellmann's em parceria com a Opinion Box, 82% dos respondentes declararam ter descartado algum tipo de alimento no último mês, com o problema se agravando quanto mais jovem o público e maior a sua renda.
O relatório também identificou um comportamento paradoxal, ao passo que quase 60% dos entrevistados se consideram positivamente ativos em relação ao tema do desperdício de alimentos. Ninguém parece querer jogar comida no lixo, mas, por desatenção, hábito ou correria do dia a dia, quase metade dos respondentes afirmam deixar ingredientes e sobras ainda em bom estado de consumo envelhecerem e estragarem na geladeira.
As causas do hábito de desperdício dos brasileiros são, principalmente, a falta de conhecimento na hora de conservar os alimentos e a falta de planejamento de refeições, com imprevistos do dia a dia levando ao acúmulo de alimentos na geladeira. Inclusive, conservar os alimentos é uma dificuldade apontada por 40% dos respondentes e 60% admitem que criar novas receitas com ingredientes "esquecidos" não é uma tarefa fácil. Confira mais detalhes da pesquisa
Em resposta a esse cenário, e tendo em vista que segunda-feira é o dia da semana com maior propensão ao desperdício, de acordo com os participantes da pesquisa, a Hellmann's também lançou a campanha "Segunda-feira sem desperdício", um movimento de mudança de comportamento, também idealizado Ogilvy Brasil.
Com a iniciativa, a empresa vai fazer do primeiro dia da semana um momento de transformar aqueles itens que já estão na geladeira há um tempo, mas ainda em perfeita condição de consumo, em novas refeições. Além de disponibilizar receitas com foco em reaproveitamento e dicas de conservação de alimentos, a campanha vai ocupar as redes sociais da Hellmans às segundas-feiras, convidando influenciadores e personalidades a cozinhar, dando vida nova para as sobras.
"Os achados da nossa pesquisa vão além de números frios e mostram, de fato, como e por que o descarte de comidas acontece no dia a dia dos brasileiros. Munidos com esse mapeamento, criamos um movimento que conscientiza e estimula os brasileiros a valorizarem verdadeiramente os alimentos e a darem uma segunda chance àqueles que estão parados na geladeira e podem se transformar em refeições simples e deliciosas", explicou a diretora de marketing de Hellmann's no Brasil, Carolina Riotto.