Hidrofito, PiggyPeg e TruckPad foram as três empresas ganhadoras do Prêmio Lide Startups 2015, promovido pelo Lide Futuro, a ABS (Associação Brasileira de Startups) e Anjos do Brasil. A entrega dos troféus foi realizada na última quarta-feira (11), em São Paulo, durante a 11ª edição do Like The Future. A homenageada da noite foi Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna.
Presidente do Lide Futuro, Patrícia Meirelles afirma que as pessoas são o foco principal das organizações. “Não acredito em nenhuma grande ideia e nem em empresas, mas acredito nos líderes. Reunimos pessoas que estão com vontade de mudar o Brasil. Nesta edição do prêmio, foram 500 inscrições com 10 finalistas”.
Gustavo Caetano, membro do Comitê de Gestão do Lide Futuro e fundador da Samba Tech, conduziu a apresentação das três startups vencedoras e destacou a nova era vivida pelas pequenas empresas. “Os grandes estão olhando para os pequenos como a solução dos seus problemas. Antigamente, não existia competição, mas hoje empresas menores estão revolucionando o mercado”.
Além disso, ele afirma que é importante para as empresas focar em resolver problemas de grandes, pois é lá que estão as oportunidades. As empresas precisam ter alma e DNA, além de não se esquecerem de onde elas vieram. “Planeje menos, faça mais. Entre o mapa e o terreno, escolha o terreno. Acredite no que você está vendo. O empreendedor acredita muito no papel, mas o mundo muda mais rápido que seus projetos”, expõe Caetano.
A Hidrofito recebeu o prêmio pelas mãos de seu presidente, Miler Ricardo Vicente, e ressaltou o trabalho desenvolvido pela empresa no setor agrícola com irrigação inteligente. “Seria possível escutar o que as plantas têm a dizer sobre a quantidade de água, a quantidade de nutrientes e o tempo de entrega destas forças vitais?”, questiona Vicente.
Conhecidos por criar um sistema que estimula o fluxo de circulação de pessoas em lojas do varejo por meio do pagamento direto de um valor real como incentivo à visita, o PiggyPeg foi representado por seu CCO, João Luis Olivério. “A solução para as pequenas lojas seria a propaganda, mas eles não têm quantia suficiente para esse investimento. Há seis meses começamos a compensar quem entra dentro da loja, por um valor 100 vezes mais barato que a propaganda mais barata”, afirma Olivério.
Por fim, a startup que conecta caminhoneiros e cargas em todo o Brasil a partir de sua localização, a TruckPad, recebeu o prêmio pelas mãos de seu fundador e CEO, Carlos Mira. “Resolvemos um problema real do mundo real. Somos um aplicativo de um setor que precisa de mobilidade e conecta o dono da carga com o caminhoneiro autônomo. Eliminamos os atravessadores”, explica Mira.
A homenageada da noite foi Viviane Senna por seu trabalho desenvolvido à frente do Instituto Ayrton Senna, organização que atua para garantir às crianças uma educação de qualidade. “O trabalhador brasileiro tem baixo nível de produtividade e isso está relacionado à educação. Acreditamos que todos merecem oportunidades e precisamos construir um país realmente para todos”, declara Viviane.