Acaba de entrar no ar nova campanha criada pela Ogilvy & Mather para o movimento Hopenhagen. O nome da ação remete à esperança (hope em inglês) e faz uma analogia à cidade Copenhague, que sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), realizada entre os dias 7 e 18 de dezembro. Além de filme, anúncios, spots e mídia exterior, a campanha conta ainda com mídia online e ações de endomarketing.
Hopenhagen é uma plataforma de comunicação – centrada no site – para discutir o aquecimento global e a viabilidade econômica das metas de redução dos gases causadores do efeito estufa. O objetivo é estimular as pessoas a postar frases de esperança no site e ainda espalhar mensagens pelas redes sociais. A idéia é que cidadãos de todo mundo expressem para seus governantes e outros líderes mundiais o que lhes dá esperança por um mundo melhor, criando uma situação para se decidir coletivamente o futuro do clima no planeta.
A peças criadas pela agência – que foram adaptadas da campanha criada pela Ogilvy Worldwide – convidam as pessoas a aderir ao movimento. “Mais de 30 bilhões de toneladas de CO2 são emitidas todo ano na atmosfera. A partir do dia 7 de dezembro, líderes de 192 países se juntarão em Copenhague para ajudar a resolver nossa crise climática. Vamos fazer de Copenhagen nossa Hopenhagen. Ajude a mudar, acesse Hopenhagen.org”, diz o filme, que explora o tema poluição.
A campanha de mídia impressa é composta por três anúncios: “Quando as pessoas lideram, os líderes acompanham”, “Esperança é uma chance de mudança” e “População: 6,8 bilhões”. Ilustradas por imagens de rostos expressivos, as peças serão reproduzidas também em relógios de rua. Na internet, as peças criadas pela OgilvyInteractive também frisam a importância da participação. Entre as ações de endomarketing, estão: posters, banner na recepção da agência, iluminação em verde do prédio da sede da agência, no Bairro de Alto de Pinheiros, em São Paulo, disponibilização de um computador na recepção conectado ao site do movimento, cartazes sugerindo “Use as escadas. Você gasta calorias e economiza energia”, “Imprima só o necessário. 50 kg de papel equivalem a uma árvore”, e ainda “Reaproveite os descartáveis, eles duram pouco na cozinha e muito no meio ambiente”.