Um hostel de Cusco, no Peru, desenvolveu um cartão de visitas de folha de coca para ajudar os turistas que enfrentam mal-estar pela alta altitude da cidade, a 3.400 mil metros acima do nível do mar, e em pontos turísticos, como Machu Picchu. No cartão, há um desenho de folha, que pode ser destacado e mascado, e assim combater o enjoo causado por grandes altitudes.
A ação do Kokopelli Backpackers Hostel é uma campanha criada pela agência Lanfranco & Cordova, comandada por Gian Carlo Lanfranco e Rolando Cordova, hoje diretores criativos do Havas Worldwide NY. A dupla afirma que a campanha pode ajudar a limpar a imagem da folha de coca, algo precioso dentro da cultura inca, além de ajudar o cliente a se diferenciar no mercado local de hostels, altamente competitivo.
A folha de coca tem sido usada no Peru para prevenir o enjoo causado por grandes altitudes por suas propriedades medicinais. O processo de mastigação da folha libera uma substância que produz energia e alívio dos sintomas. Com o cartão, afirmam os criativos, os hóspedes podem destacar sua dose diária do produto para combater o mal-estar e manter os contatos do hostel.
A dupla, que passou por Wieden+Kennedy Amsterdam, Saatchi & Saatchi Singapura e Fred & Farid em Paris antes de chegar à Havas NY, explica que o projeto Lanfranco & Cordova é uma iniciativa paralela no Peru com o intuito de conectar criativos peruanos de diferentes partes do mundo. “No meio tempo entre deixar a Fred & Farid e nos unirmos ao Havas, decidimos desenvolver esse projeto para o Kokopelli Backpackers Hostel, um cliente que conhecemos por anos e que precisava de uma ideia para competir em um mercado saturado”, disse Lanfranco ao propmark. O filme que explica a ação pode ser visto no canal da dupla no YouTube.
Ficha técnica:
Direção de criação: Gian Carlo Lanfranco e Rolando Cordova
Design: Exebio
Produtora do filme: Plastilina Films
Direção de cena: Juan Carlos Sznak
Direção de fotografia: Jose Madelengoitia
Edição: Beto Sanchez
Pós-produção: Tosta
Animação: Jaime Alvarez Sobreviela, Chris Orendo e Joel Bravo
Produção-executiva: Jessica Pajares Joo
Produção de som: Jason Fashe