Das cinco concorrentes, HSBC deve selecionar duas redes como parceiras criativas

 

O HSBC avaliará o trabalho de cinco redes para decidir quem passa a ser responsável pela criação de suas campanhas a partir de 2013. O banco, que anunciou em outubro a revisão do serviço — nos últimos oito anos prestado pela JWT (leia mais aqui) —, avaliará o trabalho de BBDO, Grey, McCann e Saatchi & Saatchi, além do antigo parceiro, podendo definir mais de uma delas para a responsabilidade.

A consultoria Effico está coordenando o processo, que tem fim previsto para março do próximo ano. Por parte do banco, a concorrência é encabeçada pelo diretor de marketing do HSBC Group, Chris Clark. Estima-se que o anunciante tenha investido R$ 1 bilhão globalmente em publicidade em 2012, com o valor chegando a cerca de R$ 1,3 bi para o ano que vem.

A JWT venceu a última grande concorrência pela conta do banco, realizada em 2004, quando a conta era atendida pela Lowe. Na ocasião, outra empresa do WPP também passou a atender o cliente: a Mindshare, responsável pela compra de mídia, substituindo a ZenithOptimedia e, com isso, retirando qualquer serviço das mãos do grupo Interpublic.

Tudo indica que dois parceiros passem a se dedicar à porção criativa do cliente. Não há informações sobre revisão para a compra de mídia. No Brasil, atualmente, fica a cargo da JWT todo o trabalho que envolve a comunicação do HSBC localmente, com grande participação para toda a América Latina. A responsabilidade fica concentrada no escritório da rede em Curitiba — cidade-sede do banco no país.

*Com informações do Brand Republic