Alisson Fernández

O ano de 2019 começou superaquecido para o mercado de smartphones no Brasil. Em apenas cinco meses dezenas de aparelhos foram apresentados aos consumidores. De olho neste mercado está a Huawei, que depois de cinco anos da sua primeira tentativa de conquistar os brasileiros com o Ascend P7 – que teve baixa adesão -, volta às lojas com os modelos P30 Pro e P30 Lite.  

“O momento que a companhia vive hoje é completamente diferente do passou há quatro ou cinco anos. Atualmente, a Huawei ocupa o terceiro lugar em marketing share no mundo. Isso é refletido no mercado brasileiro. No passado quando perguntamos para as pessoas o que era a Huawei, muitos não sabiam. Agora, isto é diferente. O consumidor está altamente formado e conhece toda a tecnologia e inovação que estamos trazendo. O Brasil é um dos quatro maiores mercados potenciais do mundo, então, não existe momento mais adequado para chegar com os novos modelos”, revela José Luiz do Nascimento, diretor de vendas da Huawei.

Depois de apostar na venda de celulares mais simples, a Huawei agora entra na briga dos smartphones premium. Em parceria com a Leica, o modelo P30 Pro chama a atenção pelas quatro câmeras: uma câmera principal de 40MP com sensor super spectrum, uma câmera de 20MP ultra grande angular, uma câmera de telefoto de 8MP, Time-of-Flight (TOF), e uma câmera frontal de 32MP. Além disso, conta tela de 6,47 polegadas, memória de 8G, processador Kirin 980 e bateria de 4.200mAh. Já o P30 Lite, um pouco mais simples, chega com três câmeras, tela de 6,15 polegadas, processador Kirin 710 e bateria de 3.340mAh.

Alisson Fernández

“Apostamos nesses dois modelos, pois essa é uma etapa de construção de marca. Queremos encantar os consumidores trazendo o que há de melhor em tecnologia em relação a câmera, design e inovação. O P30 Pro é o carro chefe da companhia. Ele foi lançado em março e fizemos um grande esforço para trazê-lo ao Brasil o mais próximo do lançamento global. Tudo isso para mostrar aos consumidores que estamos realmente engajados em conquistá-los”, comenta Nascimento.

COMUNICAÇÃO

Para comunicar os lançamentos que chegam às lojas a partir do dia 17 de maio, apenas nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a Huawei possui o desafio de conversar com o consumidor brasileiro, que em sua grande maioria, não conhece a fabricante chinesa. O evento de lançamento no país foi realizado pela agência Aktuellmix. Já a Tribal é quem atende a área de publicidade da marca no Brasil.   

“Não vamos entrar em detalhes sobre o tipo de comunicação que vamos fazer neste momento. Mas vamos trabalhar muito forte em todos os canais de comunicação. Queremos levar a mensagem para o consumidor e atraí-los para o ponto de venda. Lá teremos uma ótima visibilidade com promotores altamente treinados. Queremos que os consumidores tenham uma experiência completa e que sejam impactados por todas as áreas”, diz Nascimento.

Os novos modelos de smartphones chegam com os valores de R$ 2.499,00 (P30 lite) e R$ 5.499,00 (P30 Pro). Eles estarão disponíveis em lojas físicas e online da Vivo e das redes Fast Shop, Ponto Frio, Casas Bahia, Magazine Luiza, Americanas, Shoptime e Submarino.