Luciano Huck está na televisão em todas as tardes de sábado, apresentando o seu “Caldeirão”, na Rede Globo, mas também está durante a semana até nos intervalos de programas de outras emissoras, além de marcar presença em jornais, revistas, rádio e nas mídias out of home de grandes cidades brasileiras.
A quase onipresença do apresentador pode ser comprovada por meio de uma pesquisa realizada pelo Ibope Repucom. Huck e a atriz Marina Ruy Barbosa foram as celebridades mais presentes nas campanhas em TV aberta na Grande São Paulo entre os meses de maio e julho deste ano. No total, de acordo com o levantamento, foram 915 aparições de Huck no período, contra 887 de Marina. Na sequência da lista aparecem Paolla Oliveira (871), Fátima Bernardes (737) e a modelo Gisele Bündchen (734).
Apesar de estarem entre os cinco famosos com maior número de inserções, Marina e Fátima endossaram apenas uma marca nos três meses mencionados, enquanto Luciano, Paolla e Gisele representaram quatro anunciantes. Segundo o Celebrity DBI, estudo do Ibope Repucom que analisa oito características de famosos brasileiros e estrangeiros, é interessante notar que as top celebridades conquistaram notas altas no quesito Awareness (conhecimento). Huck e Fátima registraram 99 nesse quesito. Gisele Bündchen (98), Paolla Oliveira (95,4) e Marina Ruy Barbosa (92,2) completam as notas das top5 celebridades. Todos, no entanto, estão acima da média nacional, de 74 pontos.
Gisele Bündchen, por sua vez, é a mais bem avaliada entre os cinco quando o assunto é “endorsement”, ou seja, no grau de aceitação de suas recomendações. A modelo obteve nota 84,3 nessa categoria. Paolla (81,6), Luciano Huck (79,3), Fátima Bernardes (77,5) e Marina (76,3) aparecem em seguida, mais uma vez todos acima da média nacional, que é de 71 pontos.
José Colagrossi, diretor do Ibope Repucom, explicou o motivo de celebridades brasileiras serem tão requisitadas pela publicidade. “O Brasil, a sociedade brasileira, tem uma obsessão por celebridades. Isso explica, por exemplo, o sucesso de reality shows”, conta. Para ele, essa fixação é uma questão cultural. “Isso mostra a importância da mídia no país, uma mídia que foi muito influenciada pela norte-americana, cujo povo também tem essa paixão por pessoas famosas”, afirma.
Valor
Colagrossi falou ainda sobre o porquê de Huck estar entre os mais requisitados. “Ele já é há muito tempo uma celebridade brasileira, um artista consistente. Ele é o mesmo há mais de dez anos”, diz. Gisele Bündchen segue o mesmo caminho do apresentador, porém, com uma diferença importante. “Para o brasileiro, ela tem um valor mais especial, porque ‘venceu’ lá fora. Ela é percebida pelo brasileiro mais como uma personalidade global do que brasileira”, explica.
A posição de Paolla no ranking, segundo o especialista do Ibope, deve-se muito ao papel que ela fez na minissérie “Felizes para Sempre?”, na qual apareceu seminua. “A foto em que ela parece seminua foi uma das mais postadas nas redes sociais. Esse papel foi determinante para ela ficar entre as cinco celebridades mais requisitadas”, diz. “Não sabemos, no entanto, se ela continuará na mesma posição, tudo vai depender dos próximos papéis”, complementa.
Já Marina, que tem apenas 20 anos, vem crescendo novela a novela. “A expectativa é que ela fique bastante tempo entre os cinco”, afirma. A última personalidade entre as cinco mais requisitadas pela publicidade é a jornalista e apresentadora Fátima Bernardes. “Por ser jornalista e ter saído recentemente da bancada do “Jornal Nacional”, a credibilidade que ela possui ajuda bastante”, revela. Por uma decisão da própria Rede Globo, Fátima só pôde fazer campanhas publicitárias após sair do time de jornalistas da emissora.
O Ibope Repucom também analisou, por meio da ferramenta Social Media Inteligence, o buzz gerado por essas mesmas celebridades nas redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube, fóruns, blogs e sites de notícias). Mais uma vez, Luciano Huck lidera o ranking, com 172.232 menções entre maio e julho de 2015, seguido por Marina (28.877), Paolla (26.454), Gisele (14.825) e Fátima (11.577).
Ainda de acordo com o estudo, o uso de famosos em comerciais de televisão foi mais volumoso nas campanhas da categoria de medicamentos para gripe e resfriado. Das mais de 3.200 inserções da categoria, 42% emprestaram o prestígio de alguma celebridade. Já a categoria “linha higiene pessoal e beleza”, em termos percentuais, foi a que mais contou com a presença de celebridades – cerca de 50% das 2.149 inserções fizeram uso de celebridades nos comerciais. A Hypermarcas foi a que mais apostou no uso de celebridades no período, com 2.480 inserções ou 50% do total.
Neve
Uma marca que colheu bons frutos com a escolha de uma personalidade foi a Kimberly-Clark, que lançou, no ano passado, a linha de lenços umedecidos Neve Supreme. A atriz Ingrid Guimarães foi a escolhida pela Iris Worldwide, que assinou a campanha.
“Ela conseguiu falar sobre o assunto com humor, uma vez que o assunto é um tabu entre as pessoas e a Ingrid conseguiu falar sobre o produto de uma forma bem descontraída”, afirma Daniel Prianti, diretor de planejamento da Iris Worldwide. A estratégia de divulgação concentrou-se apenas no meio online e mostrou uma conversa íntima entre a protagonista, a atriz Ingrid Guimarães, e a consumidora, visando educar o público sobre este hábito.
Gerente de marketing da marca, Natália Gadioli disse que a escolha do nome de Ingrid foi acertada por conta dos resultados. “A aproximação com as consumidoras no vídeo fez com que a abordagem da campanha nos trouxesse resultados surpreendentes: no total, foram mais de dois milhões de visualizações”, conta.