Há pouco mais de dois anos no Brasil, o Duolingo já soma mais de 100 mil seguidores no Twitter, mais de um milhão no TikTok, mais de 180 mil no Instagram
Se antes o mercado prezava pelos tons sérios e sóbrios em suas campanhas, atualmente o humor é o rei das peças publicitárias. Os memes e piadas são usados como uma estratégia para a marca faça parte dos assuntos do momento e se aproximar dos seus clientes.
Junto com o aumento do humor nas campanhas, também se tornou comum a chamada "personificação das marcas", seja de forma digital — como são os casos das personas digitais — ou até mesmo usando as mascotes, como é o Canarinho Pistola, da Seleção brasileira. No caso do Duolingo, ambas as coisas são usadas.
A famosa corujinha verde da marca, chamada Duo, assumiu um papel importante nas estratégias digiais da marca, participando dos memes do momento e assumindo para si algumas das características que o próprio público impõe, como é o caso da "insistência".
"Ao abraçarmos memes, com uma adaptação para nosso tom de voz, temos alunos que se reconhecem naquele conteúdo e compartilham nossas ações. Um grande exemplo disso foi o meme criado pelos usuários sobre o Duo sequestrar familiares de alunos que não fazem suas lições. Entramos na brincadeira e começamos a responder milhares de comentários de forma bem engraçada em diversas redes", explicou Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil.
A estratégia deu certo e, segundo Analigia, os vídeos que trazem essa temática já somaram mais de 20 milhões de visualizações em vídeos no TikTok. "É incrível o quanto essa comunicação simples, mas eficiente, pode aumentar a identificação e o amor pela marca. E quanto mais apreço, mais conteúdo gerado pelos próprios alunos, mais viralização, mais uso do app e mais presente a marca se torna na mente e, muitas vezes, no coração dos consumidores", afirmou a executiva.
Atualmente, a criação de conteúdo é um dos principais pilares do aplicativo que pousou no Brasil há pouco mais de dois anos e, para manter a constância das postagens, a marca conta com a ajuda da Jotacom desde o início da jornada no país. A equipe tem como missão acompanhar as trends do momento e reagir de forma rápida, para que a marca esteja sempre atual e faça parte das conversas com os clientes.
"Nós temos muita liberdade criativa e uma produção dedicada para cada rede, tornando a marca fluente em cada uma delas. Estamos sempre por dentro dos assuntos que estão rolando em cada uma e sabemos os memes que estão em alta. Criamos conteúdo relacionado a esses memes ou conversas de forma muito rápida, tendo o Duo como um influenciador digital", explicou a Analigia.
Um dos exemplos da rapidez e sucesso na estratégia envolve a rede social mais falada do momento, o Koo. As conversas sobre a rede indiana começaram a pipocar nas redes na última semana e o Duolingo se aproveitou do momento para gerar conversas e criar a sua conta na rede.
Segundo a executiva, em dois dias a conta do Duolingo no Koo já somana 77 mil seguidores, fazendo com que eles se tornassem a marca com mais seguidores na rede.
Analigia também explicou que a rede social mais usada pela marca para geração de conteúdo é o TikTok, que ao contrário do que se imagina, não é a rede usada para conversão de clientes da marca e sim para entreter. Lá, a mascote participa da maioria das trends e responde comentários dos seguidores. "Após dois meses do lançamento oficial, parte dos nossos novos alunos são provenientes das ações orgânicas do TikTok", ressaltou.
As estratégias nas redes sociais da marca renderam ao Duoling Brasil mais de 100 mil seguidores no Twitter, mais de um milhão no TikTok, mais de 180 mil no Instagram e mais de 108 mil no Koo.