A Hypermarcas anunciou nesta segunda-feira (07) a aquisição da Neo Química, criando o terceiro maior laboratório de capital brasileiro e o quarto maior em operação no País.
A Hypermarcas informou que o negócio está estimado em cerca de R$ 1,3 bilhão. Ao final da transação, os controladores da Neo Química deterão 7,3% do capital total da Hypermarcas e participarão do bloco de controle da empresa.
Após a aquisição, o setor de medicamentos deve representar 40% do faturamento total da Hypermarcas, acrescentou a companhia em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A operação complementa o portfólio de produtos da unidade de negócios Farma da Hypermarcas, com medicamentos genéricos.
A Neo Química foi criada em 1959, e a geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) anualizado para 2009 é de R$ 95 milhões, com faturamento bruto de R$ 380 milhões.
A empresa inaugurou uma nova fábrica neste ano que a permitiu ingressar no mercado de injetáveis em frasco ampola. A companhia exporta para América Latina e África desde 2003 e mantém planos de expandir operações na Ásia e Europa até 2010.
Antes da aquisição da Neo Química, a Hypermarcas comprou a fabricante de preservativos Inal, que comercializa marcas como a Olla, por R$ 212,6 milhões. Antes disso, a empresa já havia fechado acordo para comprar a Pom Pom por R$ 300 milhões.
A Hypermarcas, fundada em 2000, consolida algumas das principais marcas de diversos setores do mercado de consumo, como Assolan, Monange, Paixão, Risqué, Lucretin, Benegrip, Apracur, Doril, Lisador, Engov, Gelol, Zero-Cal, Bozzano e Cenoura & Bronze.
Com informações da Reuters.