O IAB (Interactive Advertising Bureau) Brasil e a ComScore divulgaram nesta quinta-feira (10) um estudo que visa entender melhor o comportamento dos usuários de internet no país. O título do trabalho, “Como 80 milhões de brasileiros acessam a internet no Brasil”, já mostra um pouco da pretensão da pesquisa, que aponta a internet como a atividade preferida por todas as faixas etárias, de renda, gênero e região quando se tem pouco tempo livre.
O estudo, que entrevistou 2.075 usuários a partir de 15 anos, sendo 51% homens e 49% mulheres, revela que 40% dos entrevistados passam ao menos duas horas por dia navegando na internet por meio de vários dispositivos, enquanto apenas 25% usam a web ao mesmo tempo em que assistem TV, o famoso “second screen”. Todos os dados confirmam a expansão do mercado, que tende a se acentuar com as iniciativas de ampliação do acesso a banda larga e também ao aumento da base instalada de smartphones. Estamos apenas no limiar de uma grande transformação”, afirmou Fabio Coelho, presidente do IAB Brasil.
Em casa, a internet é sempre a mídia mais acessada, sendo 89% no período da manhã, 78% à noite e 73% em outros momentos do dia. Da mesma forma, a web é a mídia mais utilizada em todos os demais lugares e situações de um dia típico: 60% no trabalho; 52% na casa de amigos ou familiares; 44% na escola; 44% em restaurantes e cafés; 43% em reunião com amigos e 34% em shoppings.
A maior parte dos usuários (62%) acessa a internet por mais de uma ferramenta. A faixa mais conectada é dos jovens adultos, onde 23% usam a internet por mais de quatro canais. Embora tablets (16%), smartphones (40%) e notebooks (59%) estejam em ascensão, quem ainda domina o uso da web são os desktops (79%). Consoles de videogame (12%), iPod (10%) e outros dispositivos (2%) vem em seguida.
Publicidade
Em geral, a audiência online no Brasil é consideravelmente aberta e receptiva à publicidade digital, considerando-a como a mais criativa (49%), rica em conteúdo (48%), evidente (40%), crível (37%) e menos incômoda (36%). A web ainda funciona como ferramenta de pesquisa para 65% dos usuários que responderam que buscam e comparam preços de produtos que querem comprar offline. “Fica claro que o brasileiro conectado é bastante receptivo à publicidade na web, considerando-a crível, pouco intrusiva e muito criativa, além de considerar a internet como principal fonte de pesquisas para decisões de compras, seja online ou nas lojas físicas”, completou Coelho.