Associação aponta temas que pautaram o ecossistema digital neste ano, além de pesquisas que podem auxiliar profissionais do segmento em 2024

2023 foi um ano para a publicidade digital marcado não somente por avanços e adaptações a novos modelos, como também pelo crescimento nos investimentos em mídia digital.

Segundo o estudo "Digital AdSpend", realizado pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media, o primeiro semestre do ano registrou alta de 11% no investimento em publicidade digital, movimentando R$ 16,4 bilhões no mercado brasileiro.

Neste contexto, o IAB Brasil apresenta os principais temas que pautaram o segmento em 2023 e as tendências que devem marcar o próximo ano.

Em 2023, a Creators Economy ganhou ainda mais força no panorama digital, à medida que os criadores de conteúdo seguem conquistando mais seguidores que se identificam e confiam em seus conteúdos.

A pesquisa “#Publi: O impacto da creators economy entre os internautas brasileiros” apontou que 92% dos brasileiros conectados costumam aplicar frequentemente as dicas e conselhos dos infuencers, sendo que 65% dos internautas consomem diariamente conteúdo produzido por eles.

O crescimento da influência dos creators enfatiza a importância para as marcas compreenderem e se conectarem autenticamente com os públicos por meio desses criadores de conteúdo.

A evolução da connected TV (CTV) no último ano representa uma mudança significativa nos hábitos de consumo de mídia. O whitepaper “Publicidade nas grandes telas: perspectivas para CTV” destacou tendências globais relacionadas à transformação do cenário do consumo audiovisual, além de oportunidades e desafios para a publicidade nas telas grandes.

Esse crescimento foi corroborado pela pesquisa “TV Conectada Brasil 2023”, que revelou que 58% dos usuários acessam a internet pela televisão, sendo este o único dispositivo que vem apresentando aumento consistente ao longo dos anos.

Outra questão que ganhou ainda mais relevância em 2023 foi a acessibilidade no ambiente digital, com cada vez mais empresas adotando atitudes para garantir um ambiente de trabalho e produtos diversos e inclusivos.

O “Guia de acessibilidade para conteúdo digital”, elaborado pelo IAB Brasil em parceria com a Sondery, apresentou orientações para práticas inclusivas na publicidade, evidenciando não apenas uma preocupação ética, mas também uma demanda por conteúdos acessíveis por parte do público consumidor.

Em relação às tendências no digital, o relatório  “Brand disruption” apontou as quatro principais disrupções que marcaram o ano de 2023 e devem pautar o ecossistema no próximo ano, sendo elas: h-commerce, creators economy, inteligência artificial e metaverso e games.

(Crédito: Foto de Alessio Zaccaria na Unsplash)