Segundo a pesquisa Digital AdSpend, setor movimentou R$ 16,4 bilhões entre janeiro e junho deste ano

Pesquisa Digital AdSpend, do IAB Brasil, mostrou que a publicidade digital cresceu 11% em relação ao mesmo período do ano passado, tendo movimentado R$ 16,4 bilhões no mercado brasileiro.

Em 2022, também entre janeiro e junho, o segmento faturou R$ 14,7 bilhões, o que, à época, representou um crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2021.

Segundo o IAB Brasil, o crescimento foi alavancado pelos pequenos e médios anunciantes, que aumentaram em 13% seus investimentos e representaram 75% no share de crescimento do investimento em publicidade digital no primeiro semestre de 2023.

Já os top 50 anunciantes investiram 8% mais em relação ao mesmo período no ano anterior, sendo responsáveis por 25% do share de crescimento.

Ainda de acordo com o relatório, 76% do total investido em publicidade digital nos primeiros seis meses do ano foram destinados aos dispositivos móveis, enquanto o desktop recebeu 24% do aporte total.

Em relação aos canais, mais da metade (55%) do investimento foi direcionado às plataformas de redes sociais, seguido por search (30%), publishers e verticais (15%). Quanto aos formatos, 37% foram direcionados para vídeo, 33% para display (formatos estáticos e animados como banners, ads, posts, gifs etc.) e 30% para search (sites de busca).

Compra via agência
O Digital AdSpend também apontou para o aumento da compra de anúncios via agências de publicidade, que cresceu 15% no período, em comparação com o primeiro semestre de 2022.

Este tipo de investimento representou 67% do total no período, enquanto o aporte realizado diretamente pelos anunciantes ficou em 33%. A compra feita pelos anunciantes diretos registrou alta de 5% no primeiro semestre de 2023.

Digital AdSpend, do IAB Brasil: publicidade digital movimentou mais de R$ 16 bi no primeiro semestre de 2023 (Crédito: Foto de Yura Fresh na Unsplash)

Em relação às expectativas de investimento para o ano, o Digital AdSpend do 1º semestre deste ano traz como referência dados de estudo realizado pela Kantar IbopeMedia, que apontam que 83% dos anunciantes afirmaram que pretendem manter ou aumentar os investimentos neste ano.

O destaque das expectativas de crescimento em investimentos foi o online vídeo: 67% dos anunciantes sustentam que devem investir mais neste formato ainda neste ano.

Destaques setoriais
O estudo indicou que cinco setores concentram atualmente mais de 60% do investimento em publicidade digital: comércio (27,18%), serviços (13,35%), mídia (7,81%), eletrônicos e informática (5,96%) e financeiro e securitário (5,94%).

Outros 22 setores compõem 40% do aporte total, sendo eles higiene pessoal e beleza; educação; cultura, lazer, esporte e turismo; alimentos; automotivo; bebidas; telecomunicações; vestuário e acessórios; farmacêutico; administração pública e social; saúde; imobiliário; higiene doméstica; construção e acabamento; minas e energia; casa e decoração; bens e serviços industriais; agropecuária; pet; escritório e papelaria; jogos e apostas; e brinquedos.

Veja aqui a pesquisa Digital AdSpend, do IAB Brasil, na íntegra

(Crédito: Foto de Domenico Loia na Unsplash)