Na semana passada, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau Brasil) promoveu um curso sobre Google Adwords, seguindo sua vertente de educar o mercado sobre os recursos e ferramentas disponíveis para amplificar e otimizar campanhas no ambiente digital. A iniciativa foi formatada para passar o conteúdo fundamental sobre o tema – tanto em campanhas quanto em search e display – em 10 horas de aula, para que profissionais de agências, anunciantes e também estudantes tenham uma base sólida que permita assim operar a plataforma.
De acordo com o professor do curso, Javier Matías Blasco, há um mercado imenso para ser aproveitado no Brasil por meio dos Adwords, mas antes os players precisam ter conhecimento prático e estratégico. “Ao estudar a ferramenta você pode ter mais insights e otimizar as suas campanhas tanto em resultado quanto em investimento. Agora, todos nós estamos mexendo diretamente com a tecnologia, e a linguagem foi mudando com o tempo. É preciso aprender essas coisas novas”, afirma o argentino, que é consultor de marketing digital e fundador da iMate Marketing Online.
Blasco afirma que ainda existe muito amadorismo no mercado de Adwords e, como os anunciantes não possuem um conhecimento mais apurado sobre o tema, não podem confrontar as informações para otimizar as campanhas. “No mercado tem muita gente que não está fazendo a coisa direito, e para os pequenos anunciantes uma verba pequena já é representativa, então é fundamental não fazer nenhum investimento errado. Se o gestor estudar, vai aproveitar melhor o investimento da marca”, diz o executivo, explicando que esta gestão independe se a criação fica a cargo da empresa ou de uma agência especializada. Para Blasco, mais do que conhecimento manual, é preciso saber integrar as ferramentas dentro de uma mesma estratégia. “Não existe marketing digital e offline, todos precisam seguir a mesma linha e trabalharem juntos”.
A ideia de realizar o “fast-track”, como é chamado o curso com apenas um dia de duração, parte de pedidos do próprio mercado, segundo Alexandre Neves, coordenador de educação do IAB Brasil. “Nós reunimos os nossos comitês, e são os gestores destes que ditam a demanda dos temas que serão estudados na grade de 2014”, conta Neves. “O foco do IAB é justamente educar e mostrar o que é o marketing digital. Globalmente, as universidades ainda não dão uma base sólida, e com isso você precisa preparar os profissionais. Mas como também existe uma cultura top-down, é necessário educar os executivos e diretores também, não podemos esquecer o ciclo do profissional e também das ações”, explica o coordenador.