O Ibis anunciou nesta quinta-feira 31 em Paris uma grande transformação na experiência ao consumidor, expressa na plataforma Open Ibis. O principal objetivo é “abrir” a marca e torná-la mais acessível, flexível e humana, sob diversos pontos de vista. Hoteis da rede em todo mundo estarão mais abertos não apenas aos hóspedes, mas à população e vizinhos que desejam participar de sua experiência, que terá atrações musicais abertas, menu personalizado com comidas locais e espaços mais flexíveis. A tecnologia, design e música formam uma tríade que representa essa nova forma de conectar a marca e seus hoteis com os consumidores, que terá ainda nas redes sociais um grande canal para espalhar essa experiência.
A tecnologia, por exemplo, vai garantir que a recepção às pessoas seja mais “humana”, concentrando ações mais práticas e “robotizadas” como o checkin no mundo digital e mobile. A ideia é que a tradicional mesa de recepção, por exemplo, deixe de existir. O design vai transformar diversos aspectos dos hoteis, tornando as recepções um “hub social”, que seja agradável a hóspedes e comunidade. E a música será um fio condutor dessa nova forma de tratar a experiência ao consumidor, já que a rede oferecerá, por exemplo, shows de artistas mais consagrados ou novos talentos indicados através de uma parceria com o Spotify, onde haverá ainda playlists personalizadas do Ibis.
Essas mudanças estéticas e conceituais serão aplicadas aos poucos nos hoteis e a previsão é que todos os que pertençam à rede sejam transformados até 2022.
“A empresa fez um grande esforço nos últimos anos para preparar essa transformação do Ibis. Abrimos um hotel dessa rede a cada três dias no mundo e temos o desafio de oferer soluções personalizadas ao mesmo tempo em que mantemos a força da marca, através do design e experiência.Os dias de padronização em coisas como a mobília chegaram ao fim. Estamos indo para algo novo, em que queremos ser percebidos como um hotel acessível a todos, sejam hóspedes ou comunidade local. E a música é o elemento básico para criar essa ideia de hotel aberto a todos”, afirmou Sebastién Bazin, chairman e CEO da AccorHotels, dona do Ibis, durante o evento Open the way to the vibrant hospitality, ocorrido na sede da Accor, em Paris.
Estudo revela consumidor
Para chegar a essa decisão pela transformação de seu negócio, o Ibis encomendou uma pesquisa ao instituto Ipsos, realizada em seis países, incluindo o Brasil. Em geral, 80% dos entrevistados revelaram que gostariam que os hotéis da marca fossem lugares mais sociáveis, onde todos fossem bem-vindos. Além disso, o aumento de possibilidades dentro de um único local agrada a 67%. O estudo também ocorreu na França, Reino Unido, Alemanha, Austrália e Cingapura, com um total de seis mil pessoas entre 18 e 65 anos.
A criação do novo conceito da marca envolveu designers da Europa, América Latina e Ásia, com foco nas novas acomodações. Isso inclui o escritório FGMF, do brasileiro Rodrigo Marcondes Ferraz, que criou o conceito Plaza, um dos três da nova cara do Ibis. Os outros são o Agora e Square. Cada unidade poderá escolher a identidade que melhor se adequa às necessidades locais.
Dentre os novidades nos quartos, os viajantes poderão escolher entre acomodações que vão de uma a seis pessoas ou optar pelo Smart Room, que são quartos com decoração em estilo mais futurista e móveis com formas geométricas. Em março, o conceito será lançado oficialmente no Brasil, através do Ibis Morumbi, em São Paulo. Os bares terão menu personalizado, com pratos locais e produtos frescos, identidade visual exclusiva e outros elementos de design. Os formatos serão selecionados pelos hoteleiros, que escolherão o mais adequado ao perfil do seu cliente, com a possibilidade de adaptações.
O hotel Ibis Zurich Messe Airport, na Suíça, é uma referência de ofertas mais personalizadas, já que possui o Charlie’s Corner, um bar dedicado à cerveja, onde o menu muda de acordo com a hora do dia, com café pela manhã, e uma seleção de cervejas à noite.
Na pesquisa realizada pela Ipsos, 79% das pessoas afirmaram que ouvir música é fundamental em suas vidas e 40% gostariam de participar de shows. Assim, em 2019, os hotéis Ibis terão mais de 100 apresentações ao vivo com artistas em fase de desenvolvimento da carreira, apoiados por músicos conhecidos.
Campanha
Durante o evento, o Chief Brand Officer Steven Taylor apresentou em primeira mão uma campanha publicitária que deve ser lançada em abril, criada pela BETC Paris, com produção em São Paulo. A peça mostra imagens que remetem à nova ideia de “Open the Way to Vibrant Hospitality”.
“Essa ação comunica o novo posicionamento do Ibis, que será forte e que trará mais significado à ideia de estar acessível a todos, através de música e design oferecida a viajantes e à comunidade local”, afirmou Steven Taylor, chief brand officer do Ibis.
Haverá ainda uma ação digital para a Europa criada em colaboração com a MRM, prevista para fevereiro, que terá testemoniais de funcionários do Ibis, que serão uma parte importante dessa fase em que a marca busca uma conexão mais profunda com seus consumidores.
Em março, o Ibis via anunciar como essas novidades se aplicam de forma mais prática à sua operação brasileira.