O Ibope Media e o Twitter lançaram uma ferramenta capaz de medir o engajamento da audiência na TV. Assim como acontece no microblog, o software desenvolvido pelas empresas obtém informações sobre o nível de atenção dos telespectadores nos programas de televisão.

Batizada de MW ITTR, a tecnologia oferece quatro tipos de métricas: número de tweets por autor, que indica a quantidade média de tweets que cada autor publicou sobre o programa; frequência de tweets, número médio de vezes em que um tweet sobre determinado programa foi visto; índice de influência, que indica a quantidade média de pessoas que cada autor alcançou com tweets sobre o programa; e telespectadores engajados, que indica  quantas pessoas, a cada 1.000 que assistiram ao programa na TV, possivelmente twittaram sobre  ele  no momento de sua exibição.

O sistema ainda contempla as informações coletadas pelo Public ITTR, primeiro fruto da parceria entre as duas empresas. Lançado em dezembro de 2014, o ranking mostra semanalmente as 10 exibições com maior número de impressões reais, – métrica exclusiva desta parceria que contabiliza a quantidade de vezes em que os tweets sobre um programa foram efetivamente visualizados.

A partir desta troca de experiências foram criados índices que aproximam os conceitos de engajamento online aos de audiência televisiva, oferecendo para agências, anunciantes e emissoras uma visão mais precisa deste fenômeno”, afirma Juliana Sawaia, diretora de Learning & Insights do IBOPE Media.

Ainda neste semestre, também será lançado o ITTR Premium, que pretende mapear a interação do usuário do Twitter com os conteúdos televisivos, comtemplando análises mais detalhadas, como minuto-a-minuto, hashtags mais utilizadas, autores mais influentes e principais mensagens sobre os programas de TV. A parceria também prevê uma quarta solução, o Real Time ITTR, que reportará, em tempo real, a repercussão no Twitter junto à audiência televisiva.