O Ibope Media e o Twitter estão anunciando nesta quinta-feira (8) a criação do Ibope Twitter TV Ratings (ITTR), joint-venture que desenvolverá métricas para mensurar a repercussão de conteúdos transmitidos pela TV nas redes sociais – sobretudo no próprio Twitter. A parceria, válida para toda a América Latina, tem como objetivo servir como apoio aos anunciantes para o desenvolvimento de estratégias especiais, baseada no engajamento dos espectadores.

Com a assinatura do contrato nesta semana, a previsão é de que o serviço comece a ser comercializado no Brasil ainda este ano. Em 2015, mercados como Argentina e Colômbia também devem tê-lo disponível. Segundo dados do Ibope Media, a solução atenderá uma demanda de mercado em que 54% dos internautas brasileiros assistem TV e usam internet ao mesmo tempo, sendo que 38% comentam sobre o que estão assistindo.

“O ITTR é a consequência natural do crescente engajamento da audiência televisiva nas redes sociais e do desejo de estabelecer um benchmark comum nesta área”, avalia Orlando Lopes, CEO do Ibope Media. “Como a experiência de assistir TV continua evoluindo, as emissoras e anunciantes têm cada vez mais nos solicitado um referencial comum para medir o engajamento de sua programação na América Latina. Este acordo entre o Ibope Media e o Twitter se destina a responder essa demanda na região”, completa Guilherme Ribenboim, diretor-geral do Twitter Brasil.

O Ibope já realizava estudos frequentes sobre as redes sociais. Porém, com a parceria, essa avaliação passa a acontecer me tempo real. O Twitter também realiza parceria semelhante em outros mercados, como os de Estados Unidos e em países da Europa.