O Ibope Mídia, que pertence ao Grupo ibope, lançou esta semana uma nova versão do software Monitor Evolution para análise de investimento publicitário, abrangendo sete meios de comunicação. a partir de agora, a ferramente permite à empresa a medição do meio cinema. Uma parceria com a Mídia View que possibilita a fiscalização de 575 salas das principais regiões metropolitanas do País, mapeando o investimento publicitário no meio. Só no primeiro semestre de 2007, o investimento publicitário em cinemas foi de aproximadamente R$ 137 milhões. O setor bebidas se destaca com 25% deste total, e a categoria que mais anunciou foi refrigerantes. Com o Monitor Evolution é possível ainda realizar pesquisas retroativas mais aprofundadas, que fornecem informações dos últimos 36 meses de investimento publicitário e 24 meses de dados de táticas e GRP. Outro diferencial da nova base de dados é a inclusão de novos mercados para análises dos meios tv e rádio. Com isso, o número de emissoras de rádio monitoradas sobe de 21 para 75. Já o investimento publicitário de tv aberta conta com 8 novas capitais (Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, João Pessoa, Manaus, Natal, São Luiz e Teresina), que representam cerca de 12% no investimento total do meio.