O Ibope Mídia apresentou hoje (22) software de análise de dados de TV, Media Workstation (MW). A ferramenta, desenvolvida pela empresa portuguesa Markdata, substitui o Telereport e começa a ser instalada em julho em TVs e agências de propaganda de São Paulo. Na nova plataforma será possível visualizar simultaneamente dados de audiência domiciliar e individual e fazer análises customizadas de audiência e frequência em banco de dados disponível a partir de 2000. “O Work Station atende pedidos de clientes e otimiza o tempo em análise de audiência e planejamento”, afirmou a diretora comercial do Ibope Mídia, Dora Cãmara. O Brasil é o 13º país a implantar o novo software com seis meses de atraso. Antes do lançamento, foi testado pela DPZ, DM9DDB e AlmapBBDO. “O Workstation já foi lançado na Europa, América do Sul, Estados Unidos e América Central. Eles não entendem porque o software brasileiro tem tantas particularidades”, afirmou a executiva referindo-se à força da TV aberta no País.
A nova ferramenta tem até post it no calendário do banco de dados para marcação de fatos importantes que podem mudar o comportamento da audiência na TV. Também é possível saber qual a audiência da concorrência simultaneamente e selecionar programas que tiveram audiência elevada. “O software permite que você marque todos os jogos do Campeonato Brasileiro por exemplo, que tiveram audiência acima de X na busca por temas”.
Sandra Silva