O Ibope Repucom lança o Ranking Digital das Confederações Brasileiras de Esporte para mostrar a atuação das entidades nas redes sociais. Em primeiro lugar aparece a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com mais de 17 milhões de interações em diversas plataformas de mídia social. Em seguida vem a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), com quase um milhão de interações. Jiu-Jitsu, Esportes Aquáticos e Futsal completam a lista dos Top 5.

“Depois do extraordinário sucesso do nosso Ranking Digital dos Clubes de Futebol no país, decidimos expandir a nossa pesquisa também para as confederações no sentido de ajudá-las em seus esforços de engajamento com seus fãs, principalmente os mais jovens”, afirma José Colagrossi, diretor executivo do Ibope Repucom.

Segundo Colagrossi, “o nível de engajamento de cada esporte com os internautas não depende apenas do tamanho da base de fãs, mas sim e, principalmente, da qualidade do conteúdo divulgado nas mídias sociais das confederações”.

Estudo recente do Sponsorlink, sobre hábitos, comportamentos e atitudes dos fãs de esporte, mostra que cada vez mais os patrocinadores esportivos se preocupam com a exposição de suas marcas nas plataformas digitais de seus patrocinados. A pesquisa aponta que quando as pessoas buscam por informações esportivas, 46% dos entrevistados sempre recorrem à internet, em seus celulares e smartphones, e 42% sempre usam as mídias sociais.

“Na medida em que o objetivo de patrocínio não mais se limita à visibilidade da marca e associação com o patrocinado, mas também foca no engajamento da marca com os fãs, as mídias sociais se tornam fundamentais ao sucesso do patrocínio. Porque este engajamento acontece por meio das plataformas digitais do patrocinado”, conclui Colagrossi.