CCO deixa a agência, que está sendo investigada por Cannes pelo case 'Efficient way to pay', criado para Consul e que ganhou GP no festival
Mais um capítulo da crise do Grand Prix da DM9 e Consul, que está sob investigação pela organização do Festival Cannes Lions: a DM9 acaba de desligar o CCO e copresidente Icaro Doria.
Em nota, a agência informou que a decisão foi tomada em comum acordo e encerra um ciclo iniciado em 2022, marcado por conquistas criativas relevantes e a consolidação de uma nova fase da DM9 no mercado brasileiro.
O case 'Efficient way to pay', que venceu o Grand Prix na categoria de Creative Data, no Cannes Lions, é acusado de manipular vídeos e informações com o uso de inteligência artificial, por meio de uma denúncia anônima.
Nesta terça-feira (24), a DM9 havia distribuído comunicado, assinado pelo copresidente Pipo Calazans, pedindo desculpas e assumindo que a agência constatou que houve uma série de falhas na produção e no envio do videocase, que acompanha a peça.
Informava também que Icaro Doria, como copresidente e CCO, assumia total responsabilidade pelo fato.
Entenda o caso
Case feito para a Consul, 'Efficient way to pay' propõe um modelo alternativo de acesso a eletrodomésticos para famílias de baixa renda. Como uma solução para a compra à vista ou parcelada, o pagamento seria feito com o valor economizado na conta de luz.
Os consumidores testariam produtos mais eficientes e pagariam somente com base na redução mensal do consumo energético.
O fato é que a organização do Cannes Lions recebeu uma denúncia através de um e-mail anônimo, que levanta acusações graves sobre a legitimidade da campanha.
Com o título 'Urgente – Suspeitas em torno de campanha premiada do Brasil', o conteúdo alega que a peça pode ter manipulado informações e imagens, inclusive com o uso de IA.
O texto também destaca que "a campanha era praticamente desconhecida no Brasil antes de vencer em Cannes — sem cobertura, sem repercussão, sem reconhecimento entre os círculos publicitários ou de inovação no país. Esse surgimento repentino em Cannes, sem qualquer divulgação local, é profundamente suspeito".
Leia a nota da DM9
"A DM9 informa que Icaro Doria deixa a posição de CCO (Chief Creative Officer) e copresidente da agência. A decisão foi tomada em comum acordo e encerra um ciclo iniciado em 2022, marcado por conquistas criativas relevantes e a consolidação de uma nova fase da DM9 no mercado brasileiro.
A agência agradece a contribuição de Icaro neste período de reconstrução da marca e deseja sucesso em seus projetos futuros. Um novo modelo de liderança criativa será anunciado em breve."