Tornar uma marca reconhecida no concorrido mercado de seguros de vida e previdência é um desafio permanente para as empresas, principalmente aquelas que não possuem balcões de vendas próprios e contam com a distribuição de parceiros como bancos, varejistas, financeiras e corretoras. Fora que não é nada fácil fazer com que os clientes experimentem produtos intangíveis.
Foi esse o motivo que levou a Icatu Seguros, mesmo na posição de maior seguradora independente do Brasil em vida e previdência, investir no projeto “Vivendo e aprendendo” – um simulador interativo em formato de adventure game no qual os usuários participam da história de um jovem detetive que possui a capacidade de viajar no tempo e precisa resolver situações cotidianas, quando terá que decidir fazer uso de produtos de seguros de vida, previdência e capitalização.
Criado pela Agência3 e com objetivo de aproximar a companhia principalmente do público jovem, o game coloca diante do usuário situações envolvendo os produtos da Icatu Seguros, que assim passam a conhecer um pouco mais sobre cada um deles, além de expor fortemente a marca da empresa.
Superintendente de marketing da Icatu Seguros, Humberto Sardenberg diz que esta é uma forma totalmente inovadora de educação financeira. “Com o projeto unimos a funcionalidade de um simulador com a atratividade de uma história de animação para mostrar a importância do planejamento para o futuro e do uso dos nossos produtos financeiros. Esse é um dos nossos grandes trabalhos para 2013”, diz.
Segundo ele, é preocupante que o brasileiro ainda não saiba se planejar para o futuro. “Em recente pesquisa, vimos que a penetração de seguros de vida e previdência na população brasileira é baixíssima. E acreditamos que as decisões financeiras mais importantes da vida das pessoas passam pelo planejamento da aposentadoria e pela proteção por meio do seguro de vida”, comenta.
O game foi lançado em janeiro deste ano, quando foi iniciada a campanha publicitária, também criada pela Agência3, divulgando mês a mês os quatro episódios da série. Foram criados então cinco vídeos mostrando como jogar e, em uma semana, as conversões do site aumentaram 34%. Também aumentou em 50% a permanência no jogo e a taxa de rejeição diminuiu 30%. “Além do alto índice de aprovação e conversão, houve diversas menções espontâneas à marca Icatu Seguros nas Redes Sociais, um grande objetivo atingido”, ressalta Sardenberg. O site já recebeu mais de 500 mil visitas únicas, impactando cerca de 900 cidades brasileiras. Em média, cada pessoa interagiu com o jogo por mais de 22 minutos e os vídeos tiveram mais de 12 mil visualizações, totalizando mais de 300 horas de exibição.
Agora, a empresa acaba de lançar a quinta missão do game e sua versão para tablet. Nas próximas semanas, disponibilizará o “Vivendo e aprendendo” na versão mobile. “Em breve, lançaremos um novo conceito para falar de previdência de forma diferente, simples e interativa e que complementará nossa plataforma de conteúdo e conhecimento para ajudar a todos no planejamento financeiro”, adianta o executivo.