A Icom, uma das maiores redes de agências independentes do mundo, realiza um encontro mundial entre os próximos dias 14 e 17, no Hotel Renaissance, na capital paulista. O evento é o primeiro do gênero desde a fusão do grupo com a IN (International Network), oficializada em julho do ano passado.
Segundo Rino Ferrari Filho, presidente da Rino Com (representante brasileira da rede) e diretor regional da Icom para a América Latina, cerca de 70 profissionais já confirmaram presença. Atualmente, o grupo reúne 100 agências e está presente em 80 países. “Praticamente toda a plateia é formada por donos de empresas. Sem dúvida, além de discutir o atual cenário do mercado, é uma ótima oportunidade de networking com representantes de todo o mundo. Conosco, uma agência local passa a ter, de imediato, conexão com todo o planeta”, diz.
O jantar de boas-vindas está marcado para a noite do dia 14. De 15 a 17, haverá palestras e apresentações das melhores ideias colocadas em prática pelas agências do grupo. “Vamos analisar o planejamento de atuação da própria rede, o papel das agências nos novos mercados, melhorias resultantes do trabalho em conjunto e, claro, comunicação digital, o assunto que rende discussões já há 15 anos”, conta Filho. Entre os palestrantes estão Roger Ingold, presidente da Accenture no Brasil; Rance Crain, presidente da Crain Communications e editor-chefe do Advertising Age; e Marcelo Coutinho, diretor de inteligência do Terra para a América Latina.
Fundada em 1950 nos Estados Unidos, a Icom possui mais de dois mil clientes e faturamento anual de US$ 3,5 bilhões. “As agências independentes têm cada vez mais expressão no mundo. Determinados clientes apreciam muito o nosso modelo de trabalho. Atuamos com menos burocracia, se comparado às multinacionais, e moldamos o atendimento com mais flexibilidade. Por serem empresas menores, seus donos costumam se envolver diretamente nos projetos, o que facilita os trâmites gerais. Além disso, trabalhamos o olhar regional, representado em agências com profundo conhecimento de seu mercado, em conexão com mercados internacionais, nos quais a parceria com uma empresa local leva à maior eficiência de comunicação”, salienta o executivo.
Durante os dias de evento, além dos compromissos profissionais, estão previstas atividades sociais programadas pela Rino Com. O roteiro inclui visitas a museus, restaurantes e ao Parque do Ibirapuera. O objetivo é estreitar os laços pessoais entre os participantes e lhes mostrar um pouco do dia a dia da cidade e do país. “Sempre tivemos prestígio e somos referência da boa propaganda. Também somos um mercado organizado, rentável e, sem dúvida, repleto de profissionais talentosos. Isso tudo já é conhecido. Portanto, a ideia desse encontro também é aproximar os executivos e criativos internacionais com a cultura brasileira”, afirma Rino Ferrari Filho. Em 2012, a reunião mundial da Icom realizou-se em Cannes (França).