(Divulgação)

A Heineken, patrocinadora global da F1, em parceria com a família Senna, e com apoio da Formula 1, entregou no último domingo (17) o troféu oficial da 47ª edição do GP Brasil. Com uma estrutura repleta de referências a todas as vitórias que Ayrton Senna conquistou na F1, o troféu conquistado pelo holandês Max Verstappen, vencedor da prova, também foi uma forma de homenagear o ídolo brasileiros. A Publicis idealizou a ação.

Desenvolvido para relembrar as conquistas de Ayrton Senna na Formula 1, imagens 3D foram gravadas em toda extensão da peça e que reproduzem todas as vitórias alcançadas por Ayrton Senna na principal categoria do automobilismo mundial. Desde o GP de Portugal – Autódromo do Estoril (1985) até o GP da Austrália – Circuito de Rua de Adelaide (1993), as 41 conquistas estão ali representadas na peça que tem dois formatos diferentes, sendo um de 40 cm de altura e outro de 50cm, pesando aproximadamente 2 kg e 2,7kg, respectivamente. Ambos são de alumínio fundido.

(Divulgação)

Outro importante significado do troféu é que a estrela no topo não faz menção apenas à história da Heineken, mas também a um feito conquistado pelo piloto brasileiro: a International Star Registry batizou a estrela nº 5 2942-1502 no catálogo internacional de astronomia de “Senna”. Ela faz parte da Constelação de Auriga (cocheiro em grego) e, para visualizá-la, é preciso apontar um telescópio comum nas coordenadas de RA (ascensão reta) 6h53min55,43s, em D (declinação) de 37o56’09.276, localizada entre as constelações de Andrômeda, Touro e Gêmeos. A estrela Senna é visível de dezembro a março, meses em que a constelação boreal atinge o seu zênite.

(Divulgação)

Esta ação faz parte de uma série criada pela marca Heineken para celebrar em 2019 os 25 anos do legado do tricampeão mundial.

A primeira aconteceu em maio, durante o Senna Day, no qual a marca ofereceu um simulador de corrida com as cores do capacete icônico de Senna. Já a segunda ação está ativa desde setembro e prevista para 30 de novembro, onde cada post publicado na timeline das redes sociais (Instagram e Twitter e no Facebook) com a #ObrigadoSenna, irá destinar R$ 5,00 ao Instituto Ayrton Senna.

Por fim a terceira ação aconteceu em novembro em duas etapas. A primeira etapa foi com a campanha “Obrigado”, também criada pela Publicis Brasil, já a segunda etapa com o evento no Obelisco do Ibirapuera, que trouxe para exibição a Toleman modelo TG184, carro usado pelo piloto brasileiro em sua estreia na F1, a icônica Lotus preta de sua 1ª vitória na categoria, além de lendas das pistas que influenciaram ou foram influenciadas por Senna, entre outras atrações.