Nasceu nesta sexta-feira (9), em São Paulo, o Idèo (Instituto de desenvolvimento orientado da publicidade na paisagem urbana). Com sede na Avenida Paulista, região central da capital, a entidade tem como objetivo promover o debate sobre a revitalização do espaço urbano e da mídia exterior.
Márcio Soave, um dos idealizadores do instituto, contou que esse é um trabalho que já vem sendo feito há pelo menos quatro anos. “Temos trabalhando há quatro anos num projeto sobre a revitalização da mídia exterior de São Paulo”, disse. “Nosso objetivo é debater e congregar o maior número de profissionais, de formadores de opinião para que a gente tenha a legitimidade do debate”, completou.
Na prática, o instituto de desenvolvimento orientado da publicidade na paisagem urbana vai promover fóruns para se debater a situação. “Nesses encontros, o nosso foco será reunir arquitetos e urbanistas, juntamente com profissionais da publicidade, para que a gente encontre soluções para a cidade”, afirmou.
Um dos exemplos citados por Soave é a Times Square, em Nova York (EUA). “Aquela era uma área que estava degradada e que se transformou junto com o poder público e com a publicidade”, revelou um dos idealizadores do instituto.
O designer Hans Donner também é um dos idealizadores do instituto. Para ele, o Idèo vai trazer inúmeros benefícios à cidade. “Eu acredito que ele vai trazer vida, vai trazer beleza, vai trazer emoção e cor”, disse.
Ainda de acordo com o designer, umas das cidades mais caóticas, em termos de mídia, foi São Paulo. “O que São Paulo era com papéis pendurados em qualquer lugar era o que acontecia em Times Square, em Nova York”, afirmou. “Tem coisas que só vão acontecer com beleza, com tecnologia, depois que a cidade estivesse limpa”, completou.
A Lei Cidade Limpa entrou em vigor em janeiro de 2007. Ela foi criada com o objetivo de proibir a publicidade em outdoors na capital paulista, além de regulamentar o tamanho de letreiros e placas de estabelecimentos comerciais.