O iFood entrou no mundo dos games com a construção de experiência no Cidade Alta, principal servidor de GTA V da América Latina. Segundo a empresa, uma pesquisa Game Brasil apontou o app como o de delivery favorito por mais de 81% da comunidade gamer.
O Cidade Alta é um servidor que usa o GTA V para criar uma cidade fictícia onde o gamer cria e vive o personagem que quiser. Na dinâmica, tudo é criado pela comunidade e o jogador precisa lidar com questões de trabalho, família e relacionamentos. Essa modalidade de GTA V é diferente do tradicional, em que o jogador tem que cometer delitos para ter sucesso.
Com o iFood construindo um metaverso – quando o mundo real é simulado no digital – os jogadores podem viver a experiência de ser entregador iFood no jogo. Cada entrega é uma missão que rende dinheiro (virtual – para ser usado dentro do jogo), reputação e até cupons de desconto.
Assim como na vida real, o jogador poderá escolher o veículo (eBike elétrica, moto ou carro) e a modalidade de preferência como, por exemplo, a possibilidade de receber o delivery do Avalanches, famoso restaurante virtual, ou do Altamart, o mais novo mercado para compras de diversos itens da cidade.
Pedro Tozzini, especialista em Branding Ativação do iFood, comenta a estratégia. “Acreditamos que o metaverso é a grande tendência do entretenimento e o iFood, que é uma marca icônica e amada pelos gamers e que tem inovação no seu DNA, usou desses elementos para ressignificar a sua presença como marca no jogo. Somos o primeiro app de delivery que colocou no mundo virtual o ecossistema igual ao que acontece na vida real”, afirma.
O projeto tem criação em parceria com a agência SUNO e a Druid. Fred Paiva, head of Business for games and E-sports na Suno United Creators, fala do trabalho. “É muito bom ter uma marca como iFood entrando no universo dos games e a proposta que levamos é justamente trabalhar o multiverso focado em uma experiência positiva para a marca, gamers e toda comunidade gamer”, comenta.
Paulo Benetti, CEO da Outplay, explica a iniciativa que teve o desenvolvimento da empresa, proprietária do servidor. “Produzimos o universo iFood do zero para que a experiência dos jogadores e do público possa ser diferente de tudo o que já foi feito dentro do mundo dos games. E é isso que o Cidade Alta busca, equalizar as experiências da vida real e aproximar as pessoas à experiências jamais vistas nos jogos e nos conteúdos stream”, conta.
Para a parte de mobilidade ativa, o projeto tem o apoio da Tembici, responsável pelas e-bikes do projeto pensado e realizado para entregadores, o iFood Pedal. Tomás Martins, CEO e co-fundador da Tembici, celebra a novidade. “Lançamos o iFood Pedal há um ano e é muito gratificante ver as proporções que o projeto tomou. Nossa expectativa é conseguir atrair o olhar de novos públicos para a questão social que envolve os desafios e importância do serviço de entrega, além de fomentar o uso da bike como modal de transporte sustentável, que não pega trânsito, e ainda traz uma série de benefícios para a saúde e neste caso, para a sociedade”, diz.
A marca desafiou os maiores streamers do jogo para viver a experiência iFood no Cidade Alta. As novidades serão postadas no Instagram e no Twitter do iFood. A ação acontecerá durante os próximos seis meses.