Depois de um ano de planejamento e com a ajuda de um time renovado, o iG está se reposicionando e adotando um novo modelo de negócio, onde quer ser visto como o “portal mais inovador e rentável do mercado”, segundo afirma seu vice-presidente, André Chaves. “Os portais têm a mesma cara há 15 anos. Estávamos arrumando a casa ao longo de 2012 e agora queremos resgatar a relevância, com foco na notícia, estabelecendo alianças estratégicas e implantando uma tecnologia de gerenciamento de informações totalmente inovadora”, explicou o executivo.
Uma das grandes novidades é a integração à holding de tecnologia BRZ Tech, do grupo Ongoing, que atua na Europa, Estados Unidos e Ásia. Há três meses, o portal utiliza a tecnologia Realtime, da empresa IBT, também da BRZTech, que foi considerada pelo conceituado site americano The Huffington Post uma das 12 maiores startups de tecnologia do mundo. O Realtime é uma ferramenta que potencializa as interações entre o portal e os usuários e torna “viva” e instantânea a interação entre as pessoas que estão navegando pelo site. “Essa tecnologia elimina o delay e permite que se acompanhe a repercussão de uma notícia. É uma nova inteligência editorial que transforma a interação com os usuários e elimina a visão passiva para uma visão participativa”, diz Chaves.
Na publicidade, foi implantado o sistema Web Expectator, que, no lugar de vender por impressões, vende por tempo. Segundo Chaves, o objetivo é aumentar o tempo de interação dos usuários com as peças publicitárias no portal. “Por isso, trabalhamos com a garantia de tempo de visualização, bem mais relevante do que a visualização por si só. Isso muda tudo. E é uma tendência global”, disse.
Já na área editorial, o foco está na regionalização dos conteúdos por meio de parcerias com operações locais. No Rio, a parceria lançada oficialmente na semana passada é com o jornal O Dia. O iG Paulista está sendo produzido em parceria com a Rede Anhanguera de Comunicação; o iG São Paulo, pela própria redação do portal na capital; o iG Bahia junto com a Tribuna da Bahia; e o iG Pernambuco com o Leia Já. Outras parcerias estratégicas serão realizadas futuramente. “Como ser relevante para o usuário de Salvador? Não tem jeito, ele quer a cultura local. E não adianta montar redações em todos os lugares, pois os veículos locais têm um pulso melhor daquilo que é significativo. Não estamos montando uma rede de afiliados, mas firmando alianças estratégicas”, explica o executivo.
A equipe editorial central fica em São Paulo, liderada pelos jornalistas Tales Alvarenga e Rodrigo de Almeida. Os focos principais são assuntos das áreas de economia, política, esportes, lifestyle, comportamento e assuntos femininos. Em algumas áreas a empresa irá desenvolver projetos como o iG Viagens e o Guia TimeOut. O portal também passa a ter uma área chamada iG Corporate, a partir da qual prestará serviços como “solution provider” para empresas, em um esquema B2B, dentro de especialidades como tecnologia e infografia.
Chaves diz que apesar de todas as mudanças, a empresa ainda não vai fazer qualquer comunicação ao mercado. Sua agência hoje é a Giovanni+Draftfcb. “Prefiro fazer antes e falar depois. Não queremos vender nada na planta”, conclui.