Situação 1:
O recrutador de RH entra na sala de reuniões onde vai ser realizada uma dinâmica de emprego e comunica que a sala será divida em dois grupos.
“Boa tarde a todos! A dinâmica de hoje será dividida em dois grupos. Nesta sala ficarão os homens, que farão um exercício em uma etapa, e na sala ao lado as mulheres, que farão um exercício em três etapas.”
Uma candidata, indignada, questiona:
“Com licença, por que vão separar homens e mulheres se todos estão concorrendo à mesma vaga? Por que os homens serão avaliados em apenas uma etapa? Não deveria ter igualdade?”
O recrutador, sem graça, responde:
“Na verdade, eu não sei. Sigo ordens. Sempre foi assim e ninguém questionou.”

Situação 2:
Num estúdio, a diretora de filmagem pergunta ao produtor de elenco qual horário será o teste da nova campanha de um uma grande empresa sobre diversidade. O produtor de elenco responde:
“Vamos fazer em dois horários: agora de manhã, o teste será só com pessoas até 50 anos. E à tarde, com as pessoas acima de 50 anos. Nós faremos assim, pois temos mais vagas para pessoas mais jovens e os valores de contratação são diferentes. Temos uma tabela diferente.”
A diretora, indignada, questiona:
“Acho que não entendi direito. Vamos gravar uma campanha de diversidade, e a produtora tem vagas e valores diferentes para quem é mais jovem? Não deveria ter igualdade?
O produtor de elenco, sem graça, responde:
“Na verdade, eu não sei. Sigo ordens. Sempre foi assim e ninguém questionou.”

Situação 3:
A diretora de marketing e o gestor de compras estão na sala para definir o budget e a estratégia de lançamento de um novo produto da empresa. Depois que a diretora de marketing apresentou todas as demandas e orçamento, o gestor de compras explica como vai ser o processo:
“Vamos dividir o orçamento nas 3 disciplinas de comunicação. A agência de propaganda terá R$ 15 milhões e nos apresentará em 20 dias. A agência de PR terá 1 milhão e nos apresentará em 15 dias. A agência de live marketing terá R$ 650 mil e participará de uma concorrência com mais cinco agências e terá dez dias para nos apresentar. Amanhã falo com as duas agências sem concorrências e na sequência abro a concorrência com as agências de live marketing.”
A diretora de marketing, indignada, questiona:
“Desculpe interromper, mas tenho uma dúvida. Por que vai abrir uma concorrência de live marketing se a verba é a menor? E por que tem menor prazo? Não deveria ter igualdade?”
O gestor de compras, sem graça, responde:
“Na verdade, eu não sei. Sigo ordens. Sempre foi assim e ninguém questionou.”

    ***

Pois é, aposto que você leu as duas primeiras situações e se indignou com a falta de respeito. Tratamentos diferentes entre mulheres e homens! Entre jovens e velhos! Sim, é um absurdo. Temos de, cada vez mais, praticar igualdade de gênero, de sexo, de raça e todo tipo de igualdade.

E em relação à terceira situação, você se indignou? Consegue imaginar como uma agência de live marketing se sente sendo testada diariamente, em concorrências job a job, sabendo que as outras agências que também fazem comunicação recebem job diretamente?

Então, essa é nossa realidade! Somos a mulher da situação 1 que tem de fazer três testes para provar que é capaz. Somos o mais velho da situação 2, que é tratado de forma diferente.

E sabe o que as três situações têm em comum?

Ninguém tem uma resposta coerente, sensata e humana para explicar tanta falta de respeito e desigualdade!

Reflita, e se puder pratique igualdade sempre!

Celio Ashcar Junior é sócio da Aktuellmix e konecte.me (celio.ashcar@akm.com.br)