Logo após a Mitsubishi FM, carinhosamente apelidada de Mit FM, saía do ar, a frequência 92,5 MHz de São Paulo passava a ser uma nova ocupante: a Iguatemi Prime, com “A rádio do seu tempo”, que chegou para atender um outro público, o adulto qualificado, com um programação que envolve muita música e um jornalismo atuante, promessa do diretor comercial, Eduardo João, o EJ.
O novo produto entrou no ar sob o fantasma do Mit, projeto entre a montadora Mitshubishi, a agência Africa e o Grupo Bandeirantes, que deixou muitos fãs do rock tocado na rádio órfãos. “Uma parcela é contra, outra aceitou muito bem”, diz ele, sobre a programação da nova rádio. A Prime colocou no ar músicas flashback, nacionais e internacionais, e pops. Para o EJ, porém, não será o gênero musical que ditará. “Não é um gênero em específico. É conteúdo para o público qualificado”.
Outro investimento da Iguatemi Prime é a área de informação, que buscará uma ativa participação dos ouvintes em sua grade, de acordo com o diretor. “Teremos um departamento bem atuante de jornalismo em tempo real e relevância”. Um dos programas que a emissora colocará no ar é com entrevistados-chave, repercutindo assuntos de destaque nacional e internacionalmente.
Mesmo com a entrada no dial, a Iguatemi Prime ainda tem que arrumar a casa. A operação começa com 23 profissionais, aos quais devem se juntar outros mais em breve. O fim da Mit FM pegou de surpresa a equipe, que teve um curto espaço de tempo para formatar todo o trabalho. “Um projeto como este não dá para fazer de qualquer jeito”, disse. Nesta semana, a rádio disponibilizará um pacote básico para os ouvintes poderem acessá-la pela internet e, em 30 dias, o modelo de comunicação estará completo, com site, aplicativos móveis e perfis nas redes sociais.
Entre os ajustes, está a possibilidade de negociação com um parceiro anunciante. Bradesco, pelo Prime, e a rede de shoppings centers Iguatemi, são os com mais identificação. “Eles têm 100% de aproximação com este público”. Segundo EJ, porém, para o caso de patrocínio máster, não haveria a mudança de formato ou do conteúdo. “Tem que ter sinergia com este público adulto qualificado”.
Há ainda o plano de expansão para outras cidades do estado de São Paulo, mas “nada para agora”, como disse ele. “Vamos ver qual a resposta do público, qual a interação e como o projeto reage”, diz EJ. Os primeiros números da emissora só sairão daqui a três meses pela medição do Ibope. O executivo garante, porém, que o produto tem sido bem aceito no mercado publicitário, principalmente por quem já conhece a rádio Iguatemi, na AM em São Paulo.
A rádio Iguatemi Prime é do Grupo Mundial, que tem em seu portfólio a rádio Tupi AM e FM, e a Kiss FM. A frequência estava com a Bandeirantes por um acordo entre as empresa para o projeto da Mit FM. Com o fim da Mit, o espaço foi devolvido.