A Shutterstock, agência de banco de imagens com sede em Nova York,  fez um levantamento global e selecionou as 15 imagens mais populares que foram compartilhadas nas redes sociais no ano passado. Segundo Nelson Martinez, gerente de novos negócios da Shutterstock, as imagens foram selecionadas com base em suas taxas de engajamento em mídias sociais. “Procuramos em todos os posts compartilhados com as imagens durante 2015 e isso nos deu a chance de identificar o top 15”, conta.

Divulgação

De acordo com Martinez, o storytelling foi a principal tendência de 2015. “As pessoas e as empresas se conectaram ao público por meio de narrativas convincentes. Elementos visuais desempenharam um papel essencial nessas histórias, moldando o significado e direcionando o engajamento em todas as plataformas de mídia social. Na Shutterstock, prestamos muita atenção em como as pessoas usam imagens para contar as suas histórias, ajudando a detectar tendências emergentes e estabelecer os temas de 2015”, explica.

Natureza, cor e imagens atmosféricas foram as maiores tendências nas mídias sociais no ano passado, conforme a agência. Dentro do tema Natureza, a preferência foi por imagens de paisagens abertas que mostram a imensidão do planeta. O destaque é como as pessoas foram apresentados nestas paisagens: em vez do retrato padrão de rosto, conhecido como selfie, as fotos de pessoas foram colocadas contra estas paisagens, mostrando a imensidão da terra em relação ao ser humano em perspectivas realmente  impressionantes.

“Curiosamente, notamos que, em vez de retratos close-up ou de rosto, as fotos destacavam os humanos como um pequeno componente dentro de uma história muito maior que a imagem retratava. Seja um casal em um passeio romântico ou um alpinista apreciando a enormidade do Grand Canyon, as tendências mostram que as pessoas estão engajadas com imagens onde a vastidão da terra é colocada em destaque e em perspectiva de impressionantes”, explica Martinez.

Divulgação

2015 também foi um grande ano para o contraste de cores. O preto e branco, líder indiscutível dos contrastes, manteve seu lugar favorável no mundo das cores, mas as pessoas também procuraram combinações com tons diferentes, como vermelhos e laranjas brilhantes, combinadas com o verde-maçã.

“Notamos uma justaposição de fotos coloridas e intensas. Fotografias que apresentavam cores vibrantes em toda imagem ou um único ponto de cor tiveram um desempenho muito bom. Assim como aquelas com luzes suaves e filtros de calor e de cores quentes”, complementa.

Divulgação

A Shutterstock tem ferramentas capazes de identificar tendências, inclusive separada por país. Para 2016, a agência está em fase de elaboração do relatório interativo de Tendências Criativas de 2016, que será lançado, provavelmente, ainda em janeiro.

O Brasil está entre os principais mercados da agência fora dos Estados Unidos. “É um país muito importante para nós. Temos uma base de colaboradores muito ativa no país, incluindo fotógrafos, ilustradores, músicos e  videomakers. Os clientes brasileiros são profissionais criativos em toda gama de organizações de grande mídia e empresas, bem como pequenos estúdios de design. Além disso, temos uma equipe de vendas e mar- keting trabalhando em vários locais no Brasil”, finaliza.