Pesquisa do LinkedIn mostra que cerca de dois terços dos executivos de marketing estão receosos com o fato de que menos tempo no escritório poderá impactar a criatividade dos profissionais, visto que a grande maioria das empresas na América Latina (93%) planeja oferecer aos funcionários maior flexibilidade no local de trabalho.
Mais da metade (63%) dos CMOs acreditam que a pandemia enfraqueceu os laços sociais entre as equipes, já que alguns membros do time nunca se encontraram pessoalmente. Mais de um terço (36%) dos líderes de marketing dizem ainda que o trabalho híbrido e remoto tornará mais difícil para as pessoas construir relacionamentos significativos, o que é considerado importante para o fomento da inovação.
O LinkedIn entrevistou 350 executivos na América Latina (Brasil e México) – incluindo 59 CMOs – para entender suas visões sobre o futuro do trabalho e as oportunidades e desafios que uma maior flexibilidade apresenta.
Mais de três quartos (81%) dos líderes de marketing afirmam que uma das principais prioridades nos próximos seis meses é estabelecer novas formas de trabalhar e ajudar os funcionários a se adaptarem. As principais habilidades que os CMOs acreditam serem cruciais para liderar uma força de trabalho cada vez mais distribuída são empatia (54%), adaptabilidade (51%) e integridade (42%).
“Investir em treinamento e tecnologia será a chave para ajudar os times criativos a colaborarem e se comunicarem com eficácia em um mundo híbrido, bem como encontrar os momentos certos para se reunir e se conectar pessoalmente. Os profissionais de marketing que conseguirem superar essas barreiras serão capazes de garantir que todas as vozes sejam ouvidas e que nenhuma ideia seja perdida. Estamos preparando os times que produzirão as principais campanhas do amanhã”, afirma Ana Moises, Diretora de Soluções de Marketing do LinkedIn.