New York Times foi o primeiro a cobrar no digital após cota de acesso gratuito se esgotarAs empresas detentoras dos principais jornais impressos dos Estados Unidos registraram aumento de receita no final de 2012, indicando a estabilização do mercado editorial naquele país.

New York Times Company (New York Times), Gannett Company (USA Today) e News Corp. (Wall Street Journal) viram suas receitas do quarto trimestre crescerem, enquanto os índices da The McClatchy Company (Miami Herald) mantiveram-se estáveis. No balanço anual, as duas primeiras também registraram aumento de suas receitas. Já News Corp. e McClatchy tiveram uma pequena redução.

Entre as razões para a estabilização do mercado editorial nos Estados Unidos estão a recuperação da economia americana e a exploração de novas plataformas de mídia para a publicação de conteúdo aliado ao que os veículos tradicionalmente já oferecem.

A melhora do desempenho dos jornais tem causado otimismo no setor, que ganha novos fôlego e expectativa de vida com novos modelos de negócios. Uma dessas alternativas é a cobrança por conteúdo após uma determinada cota de acessos se esgotar, método iniciado pelo New York Times e já utilizado por outros jornais no mundo.

*com informações da Folha de S.Paulo