A IMX, joint venture de esportes e entretenimento do Grupo EBX e da IMG Worldwide, anunciou nesta terça (26) a realização no Rio de Janeiro de 15 a 23 de fevereiro de 2014 do Rio Open, maior torneio de tênis do Cone Sul – único torneio da região a reunir simultaneamente uma etapa do ATP World Tour 500 e do WTA International.
O evento será disputado no Jockey Club Brasileiro com oito quadras de saibro, incluindo um estádio central com capacidade para 7 mil pessoas. A premiação será de US$ 1,25 milhão na ATP e US$ 250 mil na WTA. Os patrocinadores serão Itaú (banco oficial), Rolex (relógio oficial), Asics (material esportivo), Head (bola oficial) e Corona (cerveja oficial), sendo que ainda estão disponíveis as cotas de patrocinador do nome do torneio e hotel oficial.
O evento será transmitido ao vivo pelo SporTV, emissora oficial do evento, em formato HD. As semifinais e final do torneio da ATP serão exibidas em mais de 50 países, levando as marcas ao redor do mundo.
“O Itaú tem um compromisso de longa data com o desenvolvimento do tênis no país, atuando desde a formação da base, com o trabalho desenvolvido no Instituto Tênis e com o apoio ao Circuito de Tênis Escolar e Universitário, até o profissional, com patrocínio a diversas competições da ATP. Nada mais natural para o banco do que participar do maior evento da modalidade na América do Sul.”, afirmou Fernando Chacon, diretor de marketing do Itaú Unibanco.
A Rolex tem histórico com o tênis desde que tornou-se o relógio oficial de Wimbledon, no fina dos anos 70. De Wimbledon ao Australian Open e o patrocinio de Roger Federer, a marca vem apoiando o esporte ao longo dos anos associando-se aos eventos China Open de Pequim, o Dubai Tennis Championship e o Swiss Indoors da Basiléia.
“Além do apoio à Confederação Brasileira de Tênis, patrocinamos vários atletas talentosos como João Souza (Feijão), Guilherme Clezar, Bia Haddad, Teliana Pereira e outros que temos certeza, serão reconhecidos em breve. Esta iniciativa também está alinhada a nossa estratégia de lançamento de produtos para o tênis, como calçados e vestuário específicos, pois temos como objetivo nos tornarmos um dos líderes da modalidade no mundo”, disse Giovani Decker, presidente da Asics Brasil.
Os ingressos estarão à venda no segundo semestre de 2013. O Rio Open trará ao Brasil tenistas de destaque do circuito mundial, uma vez que as finais dos últimos ATPs 500 ao redor do mundo envolveram Rafael Nadal, Roger Federer, Novak Djokovic, Juan Martin del Potro, David Ferrer, entre outros. No WTA International nomes como Ana Ivanovic, Daniela Hantuchova, Venus Williams, Flavia Pennetta, Maria Kirilenko e outras grandes tenistas do circuito competiram pelo título. Esta será a primeira vez em que o Brasil sediará um ATP World Tour 500 e a estreia de uma etapa do circuito WTA no Rio.
A IMX anunciou em abril de 2012 a aquisição da data de Memphis, composto por um ATP 500 e um WTA International. Logo após, os conselhos da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) e Women’s Tennis Association (WTA) aprovaram a mudança da data para o Rio de Janeiro. Desta forma, a cidade passa a integrar o exclusivo circuito mundial dos grandes eventos de tênis.
“O Rio Open veio para ficar e será o maior evento esportivo anual da cidade do Rio de Janeiro. A aquisição da data de Memphis em 2012 foi o primeiro passo para entrarmos no mundo do tênis e o próximo será a realização do evento em 2014, com a presença de grandes nomes do esporte”, disse Alan Adler, CEO da IMX.
Stacey Allaster, CEO da WTA, diz que realizar o evento no Rio de Janeiro será uma grande vitrine para a modalidade. “Estamos ansiosos em trazer mais um torneio WTA ao Brasil, proporcionando o crescimento e desenvolvimento do esporte em um mercado tão importante. Nós aplaudimos o compromisso do Rio de Janeiro com o tênis”, disse.