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As notícias políticas e econômicas continuam desanimadoras para grande parte dos empreendedores no Brasil, com a perspectiva de mais um ano com dificuldades. Apesar do cenário crítico e, muitas vezes até assustador, o momento também é propício para os mais ousados se destacarem da concorrência por meio da inovação.

Durante a crise, há geralmente dois caminhos a seguir: repassar o aumento de custos aos clientes ou criar estratégias para se aproximar de seu público e fidelizá-lo. E, neste cenário, não basta apenas vender: é preciso superar as expectativas para conquistar o cliente e gerar oportunidades.

Se a competição em um mesmo segmento de mercado fosse uma corrida de Fórmula 1 – em que todos começam aglomerados e, após algumas voltas, somente os mais preparados alcançam as primeiras posições – o inbound marketing poderia ser considerado o combustível que determinaria a colocação final das marcas na preferência do consumidor.

Gerar conteúdo relevante ao cotidiano do consumidor passa a ser uma alternativa muito mais interessante e bem vista do que empurrar produtos e serviços. Esse é o caminho que algumas empresas modernas escolheram para substituir o modo tradicional de abordagem para a captação de clientes, obtendo melhores resultados, com assertividade e menor investimento.

“Amigável” é a palavra do momento para todas as marcas. É hora de se aproximar do cliente com informações úteis que podem ser consumidas facilmente e de forma gratuita, especialmente nas redes sociais, fazendo do conteúdo de qualidade um verdadeiro amigo ou conselheiro. Somado a um atendimento bem feito antes, durante e após as vendas, a estratégia gera motivação de compra para manter a empresa saudável financeiramente pelos próximos anos.

Thiago Regis é diretor de arte e novos negócios da agência Pílula Criativa